Aposentados da UFBA fortalecem a luta no pós-greve

Na manhã do dia 13 (quinta), os servidores técnico-administrativos aposentados da UFBA, estiveram presentes no auditório da Faculdade de Arquitetura da Instituição para fazer um balanço da greve, expor o acordo firmado com Governo Federal e para traçar novas estratégias de luta em defesa da categoria. A coordenadora geral da Assufba, Nadja Rabello, relembrou a luta conjunta com os aposentados durante a greve. “Nossa maior conquista foi mantermos a paridade entre os ativos e os aposentados. Essa turma é o gás que nos energiza e faz com que tudo isso aconteça”, ressaltou.

O coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz, salientou a importância dos avanços obtidos na luta e as conquistas para o segmento de aposentados. “A Bahia mostrou a força que tem com os aposentados representando muito bem a nossa categoria. Chama a atenção o entusiasmo do servidor aposentado baiano, que contribui até hoje de forma decisiva e com muita garra para o nosso movimento, com o mesmo vigor de outrora”.

Para o coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus, no momento da greve a importância do debate sobre os aposentados das IFES toma uma dimensão ainda maior. “A quebra da paridade foi imposta pelo governo, mas nós resistimos, vestimos a camisa e saímos vitoriosos, agora é avançar em mais conquistas, estamos ativos” desabafou.

Foto: Américo B. Barros

Um tema abordado também durante a assembleia foi a importância e o respeito pela luta histórica dos aposentados e a importância da união entre as gerações. “Enquanto servidora nova na UFBA, penso que nossa categoria deve estar unida, experientes e recém-ingressos proliferar nosso sentimento a favor da paridade e lutarmos juntos para banir ideias divisionistas”, destacou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Virginia Maciel.

A deputada federal Alice Portugal PC do B – Ba exaltou o movimento e os servidores aposentados. “Vocês são os fundadores desse sindicato e muitos frutos que estamos colhendo hoje foram vocês que plantaram. Reconhecemos isso e por isso não abandonamos vocês”, disse a deputada.

Foto: Américo B. Barros

Ficou decidido por votação a realização de assembleias mensais voltadas aos aposentados, sendo a próxima no dia 24 de outubro; a aprovação da filiação com a COBAP (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil) e a continuidade do curso de pintura.

Houve a deliberação de apresentar na Fasubra o nome da Bahia para sediar o próximo Encontro Nacional de Aposentados da Federação.

Ascom Assufba Sindicato
13/09/12