21 de Março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

O 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial para lembrar a execução de 69 pessoas negras em uma manifestação pacífica contra o regime de segregação racial (Apartheid), na cidade de Sharpeville, na África do Sul, no início da década de 60. Recebidos à bala pelos policiais, os manifestantes foram mortos em frente à uma delegacia de polícia.

Em 2016, o massacre completa 56 anos e a intolerância racial permanece arraigada na humanidade, em diversos lugares do mundo. Esse é mais um dos episódios da história de opressão e crueldade contra os negros, que atualmente ainda convivem com a discriminação racial.

Enfrentamos tempos em que a dignidade da pessoa humana tem sofrido diante de discursos e atitudes cada vez mais conservadoras. Os olhos da nação estão vendados pela cegueira da acusação, aprisionados pela intolerância e a recusa em reconhecer o indivíduo e seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, segurança e propriedade, como precede a Constituição Federal.

A Assufba Sindicato permanece vigilante na luta contra a discriminação racial e todo e qualquer tipo de opressão, principalmente no ambiente de trabalho, dentro das instituições federais de ensino. A discussão é sempre necessária e o confronto inevitável diante de atitudes, ações e palavras discriminatórias.