24 de janeiro: Dia Nacional de Luta contra o Decreto 10.620. ASSUFBA promove ações em defesa dos aposentados

Na próxima segunda-feira, 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados. A data será marcada por muita luta contra o Decreto 10.620 e em defesa dos direitos dos atuais e futuros aposentados, que têm sido alvo de diversos ataques dos governos Temer e Bolsonaro e já estão há cinco anos sem reajuste salarial.

Para marcar a data, a ASSUFBA atende ao chamado da FASUBRA e realiza ações. Participa, no próximo dia 24, da missa na Igreja de São Pedro Velho, às 9h. Paralelamente, haverá panfletagem para alertar a sociedade sobre os prejuízos do Decreto 10.620. É importante frisar que, em função da pandemia de Covid-19 e o surto de Influenza, os protocolos sanitários serão respeitados.

No período da tarde, o Sindicato realiza mais uma edição do ASSUFBA COM VIDA, com a participação de especialistas e coordenadores do Sindicato para bater um papo sobre a atual conjuntura e a situação dos aposentados das universidades públicas federais.

Vale lembrar que os salários dos servidores públicos estão defasados em 28,15% desde 2017, o último ano em que houve reajuste. Por isso, a categoria reivindica reajuste salarial de 19,99%, percentual que representa o avanço da inflação nos 3 primeiros anos do governo Bolsonaro.

Bolsonaro segue justamente o caminho oposto dos dois últimos governos. Michel Temer (MDB) deu reajuste de apenas 5% para o funcionalismo público e Dilma Rousseff (PT), 22,13%.

Não é só isso. A mira do Bolsonaro segue apontada para o funcionalismo público. O presidente assinou em 5 de fevereiro de 2021, o Decreto 10.620, que transfere aposentados(as) e pensionistas das autarquias e fundações para ao INSS, que já tem uma grande demanda represada. Ou seja, dificultando a vida de quem já é aposentado ou está em vias de se aposentar.

Para dar cumprimento ao decreto, o INSS publicou em 13 de outubro de 2021 a Portaria 1.365 com o cronograma para as universidades seguirem para a transferência de aposentados(as) e pensionistas para o órgão, com um prazo de até julho de 2022.

Diante de tantos ataques, a ASSUFBA segue na luta para revogar as medidas que atacam os direitos dos brasileiros e dos servidores públicos, como a EC 95, que congelou o teto de gastos, além das portarias e decretos que penalizam a categoria.

APOSENTADOS VIVOS, ATIVOS NA LUTA!