Moção de pesar e repúdio contra o assassinato de Marielle Franco

A ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia) manifesta imenso pesar e repúdio com as execuções brutais da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), e do motorista, Anderson Pedro Gomes, ocorridos na noite de quarta-feira (14/03), no Rio de Janeiro.

Socióloga, negra, mulher, mãe, cria da favela da Maré e militante dos direitos humanos, a ativista, que nunca se calou diante da opressão e lutou por uma sociedade mais justa, igualitária, livre de preconceito, sempre defendeu as minorias.

Assim como Marielle Franco, as mulheres negras têm mais chances de serem mortas. O índice é de 65,3% entre as afrodescendentes assassinadas no Brasil em 2015, de acordo com o Atlas da Violência, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A cada 120 minutos, uma mulher perde a vida no país. Em 2016, foram 4.606 vítimas fatais. Houve aumento de 22% na taxa de mortalidade de mulheres negras, entre 2005 e 2015.

Mais um dado alarmante. O Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher.

Os dados mostram que é preciso mudar a realidade. Por isso, não vão conseguir calar a voz de Marielle. Todos nós que lutamos pela democracia, pelos direitos humanos, pela igualdade, pela justiça, contra a violência e a opressão e em defesa das minorias vamos dar continuidade à luta de Marielle. A ASSUFBA se solidariza com os familiares e amigos.

MARIELLE, PRESENTE!
Coordenação de Políticas Sociais e Anti-racistas da ASSUFBA

• Eliete Gonçalves da Silva • Lucimara da Silva da Cruz