4ª Lavagem da Estátua de Zumbi marca o Dia da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra foi marcado por vários atos que aconteceram paralelamente em Salvador. A principal atividade foi a 4ª Lavagem da Estátua de Zumbi, na Praça da Sé, organizada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), juntamente com a CTB. A ASSUFBA Sindicato esteve presente com a coordenação de Políticas Sociais e Anti-Racista, na pessoa de Eliete Gonçalves e Nelson Gomes, assim como pelo coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus.

Foto: Eduardo Paranhos

Na ocasião, Eliete declarou que a lavagem é uma forma de reorganizar a luta pela igualdade social. “É muito importante para a ASSUFBA participar desses momentos, pois eles são um ambiente propício para o negro galgar seus espaços de poder dentro da Universidade Federal, bem como na sociedade”, afirma.

Alinhado com a Coordenadora, o secretário de Combate ao Racismo, da CTB, Silvo Pinheiro, garantiu que a luta é uma questão de classe e precisa ser enfrentada como tal. “Essa não é só uma data comemorativa, mas é também o momento de reativarmos a peleja pelos direitos sociais do povo negro”, pontua.

Baianas, representantes do movimento negro, turistas e outros lavaram a estátua de Zumbi dos Palmares. “A ideia é fazer um ato simbólico da lavagem, representando principalmente um ato político”, explica o coordenador na Unegro, Jerônimo da Silva. Para ele, o movimento é um resgate da memória da figura heroica que o “guerreiro” representa para a sociedade brasileira.

Foto: Eduardo Paranhos

O movimento feminino também foi representado pela coordenadora nacional e estadual da União Brasileira de Mulheres, Daniela Costa. Para ela, o dia 20 de novembro é uma data muito importante para as mulheres, que lutam constantemente pela “construção da igualdade social”.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato