A ASSUFBA parabeniza os servidores da área de saúde das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia

O acesso aos serviços de saúde em nosso país, o que inclui promoção, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, é um direito de todos os cidadãos, sem distinção. No Brasil, no entanto, a população em geral encontra cada vez mais dificuldades, sobretudo após os cortes ocorridos na área ordenados pelo governo Temer.

A Emenda Constitucional 95/2016 congelou por 20 anos os investimentos da União em educação, saúde, segurança e outras áreas sociais, fragilizando de forma severa o SUS (Sistema Único de Saúde).

A ASSUFBA entende que o acesso aos sistemas de saúde e educação é um dever do Estado. Mas, na contramão, o desmonte é claro e sentido. E o maior prejudicado é o povo. Se considerados o aumento da população brasileira e a atualização monetária, o gasto do governo em saúde, por pessoa, tem caído. Em 2015, o valor desembolsado pelo Ministério da Saúde foi de R$ 520,03 per capita. Já em 2016, foram R$ 515,00. Um absurdo. Com o teto dos gastos, a quantia deve despencar ainda mais.

As medidas orquestradas pelo governo Temer afetam profundamente os Hospitais Universitários. Os cortes de verbas nos orçamentos das Universidades Públicas colocam em risco o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidas por estas instituições, comprometendo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade brasileira.

Por isso, neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Sindicato reforça a necessidade de a população enfrentar os ataques do governo Temer e garantir melhores condições de trabalho para todos os profissionais da área de saúde brasileira.

A luta dos trabalhadores não tem fim!