A CNTE e os movimentos civis vão à Brasília contra cortes orçamentários que atacam a educação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e os movimentos civis vão à Brasília contra cortes orçamentários que atacam a educação. Entre eles estão o PL 3.776, que atualiza o piso salarial dos professores pelo INPC e aprovação da PEC que desobriga gestores de cumprir investimento mínimo.

Por isso, já visando a consequência que esses projetos podem trazer para a educação pública e seus profissionais, este ato ocorreu para barrar a aprovação. O fato da proposta determinar que a atualização do piso salarial da categoria seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) tornou-se motivo de apreensão para os trabalhadores. 

Da mesma forma a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, que também está causando revolta, pois anistia gestores públicos que não cumpriram o investimento constitucional mínimo em educação durante a pandemia. 

O que impediu a votação da PEC 13, nesta quinta-feira (16/12), foi a comissão especial criada justamente para este projeto. Com isso houve um avanço na mobilização, pois já chega de sofrimento para os trabalhadores, os estudantes e os profissionais da educação.