A defesa do serviço público passa pela vitória de Lula no 2º turno

A luta continua e será intensificada nos próximos dias para derrotar Bolsonaro no 2º turno, que ocorrerá no último domingo do mês, dia 30 de outubro. A última Plenária da FASUBRA Sindical aprovou o apoio à candidatura de Lula. A defesa do serviço público e a valorização das trabalhadoras e trabalhadores passa pela vitória de Lula. As universidades e institutos federais correm sérios riscos com a continuidade de um governo Bolsonaro.

O atual governo desmantelou áreas essenciais e estratégicas do serviço público como saúde, ciência e tecnologia, educação, cultura e meio ambiente. Os escândalos de corrupção no MEC e os constantes ataques à educação, com seguidos cortes orçamentários, trazem prejuízos severos ao orçamento das universidades federais e podem inviabilizar o funcionamento da maioria das instituições públicas de educação superior nos próximos anos. O mais recente foi de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Bolsonaro quer destruir por completo a educação do país e já demonstrou que este não é um setor prioritário em seu governo.

Os serviços públicos são de extrema importância para a população, em especial, a classe mais vulnerável. Como destaca a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Serviço, das Servidoras e Servidores Públicos”, é por meio do serviço público que saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança e tantas outras necessidades da classe trabalhadora e do povo pobre se tornam direitos conquistados.

As desigualdades sociais se aprofundaram no governo de Bolsonaro, com a destruição de políticas públicas, e o país voltou ao mapa da fome, segundo as Nações Unidas. Cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil atualmente. Os retrocessos são inúmeros e em diversos setores, como os ataques à democracia, aos direitos trabalhistas, aos povos indígenas, às populações LGBTQIA+, à liberdade de imprensa, entre outros, além da escalada da violência contra as mulheres. É urgente alertar à população que este governo não resolverá a crise que o país atravessa.

Os próximos dias serão, portanto, de esforço político para derrotar Bolsonaro nas eleições. A Direção Nacional da FASUBRA Sindical orienta suas entidades de base que intensifiquem as mobilizações, realizem ações do vira-voto e participem dos comitês populares de luta em apoio à candidatura do presidente Lula, única capaz de derrotar o projeto de extrema-direita e o desmonte público personificado de Bolsonaro.

A esperança vai vencer o medo, a violência e o ódio.

 

Fonte: FASUBRA