A festa dos 90 anos do PCdoB começa na Bahia

Com o slogan “A festa está só começando – PCdoB 90 anos”, o Partido na Bahia promove o primeiro evento comemorativo de uma serie no estado. Armandinho e a cantora Juliana Ribeiro serão as atrações do show dos 90 anos do PCdoB. O evento acontece na área verde do Hotel Othon, no bairro de Ondina, em Salvador, no próximo domingo (25), a partir das 16 horas.

Estandartes irão homenagear comunistas baianos históricos durante as comemorações dos 90 anos do PCdoB

“É uma festa política com a militância. Estamos realizando também muitos eventos no interior do estado. Esta semana eu participei de festas em Ribeira do Pombal e Jacobina. Há atos comemorativos marcados em Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro. Além disso, realizaremos também a sessão especial na Assembleia, dia 2 de abril, quando reuniremos os filiados e filiadas e os amigos de militância política”, informou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal Daniel Almeida.

O dirigente comunista baiano acrescenta ainda que o estado participa também dos dois grandes eventos organizados pelo Comitê Central do PCdoB, que marcam nacionalmente a festa de 90 anos do Partido. “A Bahia também participará da festa nacional, neste sábado ( 24), enviando uma delegação para o ato político, seguido de show musical, que acontece no Rio de Janeiro, e da Sessão Especial que ocorre na segunda-feira (26), na Câmara dos Deputados, em Brasília”, disse

Trajetória de lutas

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) participou de todas as lutas do povo brasileiro desde então. Manifestou-se contra o golpe do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas em 1937, e enfrentou a ditadura militar iniciada em 1964, tendo perdido nesta luta muitos militantes e dirigentes, que foram assassinados pelos militares, principalmente durante a Guerrilha do Araguaia.

Mesmo nesta época e sob forte perseguição, os comunistas não deixaram de participar da campanha pela redemocratização do Brasil. Com o fim da ditadura militar, passou a atuar na legalidade em 1985, mantendo a luta em defesa de uma sociedade mais justa em todos os espaços políticos. Hoje, em processo constante de crescimento, intensifica a luta pelo desenvolvimento social do país, participando das disputas eleitorais, seja por representação nos parlamentos ou na disputa de cargos majoritários. Participa também, desde o início, do projeto político que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a agora a presidente Dilma Rousseff.

Na Bahia, participa do governo Wagner, que venceu o carlismo e começa a construir um novo tempo de democracia para os baianos. É exatamente aqui que o partido tem a sua atuação mais destacada. Tem dois deputados federais, três estaduais, 17 prefeitos e 149 vereadores em todo o estado. A meta para 2012 é crescer ainda mais, elegendo 30 prefeitos, incluindo Alice Portugal como prefeita de Salvador, e 300 vereadores. Em Salvador, o PCdoB também tem grande influência política, com grande presença nos movimentos sociais de onde despontam lideranças importantes.

“A Bahia é um dos berços do comunismo brasileiro e sempre teve participação importante na luta pelo socialismo. Daqui saíram lideranças importantes, como Maurício Grabóis, Rogério Lustosa, o atual presidente nacional, Renato Rabelo, dentre outros”, destaca o dirigente nacional e estadual do PCdoB Péricles de Souza, que é um dos mais antigos filiados ao partido no estado.

Momento importante

Para o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, o Partido chega aos 90 anos vivendo o melhor momento da sua história, pela presença política que tem no Brasil e na Bahia, pela maturidade que alcançou na sua formulação teórica, apresentando um projeto nacional de desenvolvimento, sintonizado com a realidade do Brasil, pela diversidade da ação política que desenvolve, mantendo uma presença no movimento social e participando das diversas instâncias do governo, dirigindo prefeituras, participando do governo do estado e do governo federal.

“É um momento ímpar na vida do partido. Em nenhum momento da história, nós tivemos uma presença tão diversificada e abrangente como a que estamos tendo agora. E com a clareza que temos hoje de como encaminhar as ações me favor do nosso povo. Por isso, temos muitas razões para comemorar os 90 anos. É um partido que chega aos 90 anos rejuvenescido, atualizado. A comemoração é a esta trajetória e a este momento que estamos vivendo e é também a afirmação da sua identidade, de seu papel para as batalhas do futuro, rumo ao socialismo”, ressaltou Almeida.

Fonte: Eliane Costa, do Vermelho