A Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia protesta contra os Cortes no Orçamento e em defesa da Universidade Pública Brasileira

O grande Ato organizado pela ASSUFBA Sindicato e APUR, no dia (09/06), em Cruz das Almas, foi a primeira demonstração de força que a comunidade universitária realizou, de forma presencial, nestes dias sombrios e de pandemia político-sanitária. O evento foi  dirigido pelo professor José Arlen/APUR, que registrou a ausência de Aida Maia, Coordenadora Geral da ASSUFBA, em função de problema de saúde em membro da família, e contou também com a contribuição decisiva de Elieson Aquino e Geraldo Fentanes, pela Seção Sindical, e mais os coordenadores da ASSUFBA, Antonio Bomfim, Lina Teles, Rosangela Santana e Radinei Nascimento, na luta.

O professor Arlen disse que a Unidade dos Trabalhadores junto com os estudantes e outros movimentos sociais mudarão este momento histórico e dias melhores serão conquistados para todo povo brasileiro. 

Como delegado presente na última Plenária Nacional da FASUBRA, o Coordenador de Comunicação Antonio Bomfim informou aos presentes que a Federação aprovou a campanha e o voto da categoria no presidente em Lula, para derrotar esse desgoverno no primeiro turno. 

De forma emocionada e comprometida, o professor Fábio Josué Souza, Reitor da UFRB anunciou que os cortes realizados pelo governo federal são inaceitáveis. É mais uma violência do presidente Bolsonaro. Resistiremos! Os vereadores Thiago Chagas, presidente da Câmara e Pedro Melo, ex-aluno, anunciaram a apresentação de uma moção de repúdio contra os cortes e de apaoio à Universidade, para ser aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade, na próxima segunda-feira (13/06). Cida Macarenhas, do PSOL, também registrou a sua indignação. 

Com cultura, arte e poesia, a emoção tomou os presentes de assalto em um mágico e inesquecível momento no histórico prédio da Reitoria, quando uma das alunas com sua filhinha apresentou de forma singular um espetáculo performático  em defesa das mulheres negras, de todas as vidas e da Universidade Pública nestes tempos sombrios de pandemia politco- sanitária. Os estudantes gritaram em alto e bom som: Fora Bolsonaro! Saindo em caminhada até o portão de entrada da Universidade, onde foi realizada uma panfletagem com os transeuntes e os carros que circulavam a comunidade cantou “Olê, olê, olê, olá! Lula! Lula!”.

 

Um dia memorável! Viva a ASSUFBA, Viva! Viva a Universidade, Viva!

A luta dos trabalhadores não tem fim.