Abertura do I ENCONASSUBA teve apresentação do Coral, homenagens ao servidor Teodoro e presença de representantes das universidades e entidades da educação

O I Encontro dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia começou de forma vibrante, na tarde desta terça-feira (01/12), com transmissão ao vivo pelo Facebook da ASSUFBA Sindicato. O evento faz parte da comemoração do 40° aniversário da entidade, e seguirá entre os dias 02, 09, 10 e 17 de dezembro. A abertura da programação contou com a apresentação do Coral da ASSUFBA, além da participação de representantes das Universidades Federais e de outras entidades na mesa “Democracia, autonomia e financiamento das IFES: desafios e ações”.

O aniversário da ASSUFBA começou em clima de homenagem e tributo àqueles que constroem todos os dias a história da ASSUFBA. Na manhã desta terça-feira, a Coordenação do Sindicato recebeu a notícia do falecimento do servidor da UFBA e membro do Conselho Fiscal do Sindicato, Teodoro Bispo dos Santos. Ao longo do Encontro, todos e todas presentes prestaram sentimentos e condolências à família e a lembrança de Teodoro. A abertura contou com uma homenagem ao servidor que era lotado no Gabinete da Reitoria e prestou serviço à universidade por 39 anos. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, agradeceu a solidariedade e disse: “Fui pego de surpresa com essa homenagem”.

Em seguida, o Coral da ASSUFBA contemplou o evento com uma de suas belas apresentações, liderado pelo maestro Vinícius Ferraz. Logo após, com a presença dos convidados e convidadas, o I Encontro dos TAE da ASSUFBA prestou saudações calorosas dos componentes da mesa do primeiro dia de celebrações.

Em discussão o tema “Democracia, autonomia e financiamento das IFES: desafios e ações”, participaram do debate nomes como: a deputada federal e ex-coordenadora da ASSUFBA, Alice Portugal; o reitor da UFBA, João Carlos Salles; o reitor da UFRB, Fábio Josué. Também estiveram presentes o reitor da UFOB, Jacques Antonio, a pró-reitora de Relações Institucionais da UNILAB, Artemisa Odila, além da reitora da UFSB e diretora da ANDIFES, Joana Angélica Guimarães.

Representando as entidades ligadas a Educação estavam a diretora da APUB Sindicato, Raquel Nery, o presidente da APUR, David Romão, além do diretor da UEB, Pedro Diniz.

Os participantes da mesa logo começaram a reforçar o empenho e a importância da realização do debate promovido pela ASSUFBA, principalmente em um cenário de ataques e ameaças aos serviços públicos, gratuitos e de qualidade. As universidades federais, juntamente com seus servidores, são alvos do governo liberal de Jair Bolsonaro. A deputada Alice Portugal pontuou a história do Sindicato e suas realizações. “Com muita luta se afirmou como entidade independente e tirou os servidores da invisibilidade”, disse Alice. A ex-coordenadora da ASSUFBA também alertou para os ataques nefastos de Bolsonaro às universidades, que “sofrem com os cortes e tentativas de intervenções do governo federal”.

O reitor da UFBA comentou prontamente a respeito dos momentos em que dividiu ao lado de Teodoro, em quem ele enxergava a “ASSUFBA presente a cada momento”. “Ele nos acolhia com olhar generoso. Tínhamos momentos de confidência”, lembrou João Carlos. O reitor ainda destacou o período difícil em que as universidades se encontram no que diz respeito aos repasses dos recursos federais.

Durante a pandemia, João Carlos disse sentir uma “frustração”, uma vez que o argumento para parte da verba ser retirada pelo governo foi “justamente o da pandemia”. O magnífico reitor ainda destacou o importante papel dos Técnico(a)-Administrativos em Educação durante a pandemia e parabenizou o papel do Sindicato na “contribuição argumentativa para construir universidades fortes e diversas, com a cor do nosso povo e com o talento do nosso povo”.

No mesmo sentido do professor João Carlos, os demais reitores e representantes das universidades reforçaram o empenho das instituições ao longo desta pandemia, período este em que as IFES demonstraram oferecer trabalhos essenciais de qualidade em seus serviços. A reitora da UFSB e diretora da ANDIFES, Joana Guimarães, pontuou sobre o atual cenário brasileiro: “Nunca precisamos tanto de organização e um processo de luta em construção de uma frente de resistência nas entidades”. A pró-reitora de Relações Institucionais da UNILAB, Artemisa Odila, enfatizou o trabalho realizado em sua instituição, que “durante esses oito meses de pandemia, vem realizando um trabalho com grande destaque no processo de internacionalização” e desejou felicitações ao Sindicato. “Desejo parabéns a ASSUFBA pela luta nos direitos dos servidores e da democracia”.

A frente da APUB Sindicato, Raquel Nery salientou a importância da educação na vida das pessoas. “A educação é capaz de produzir convergências na sociedade brasileira, e a sociedade brasileira entendeu que as universidades é um de seus maiores bens”, comentou a respeito do papel desempenhado durante a pandemia. Raquel também frisou a necessidade de união entre “todos que constroem e construíram parte estrutural da nossa democracia”. Com este mesmo caráter, o representante da UEB, Pedro Diniz, pontuou que dever reforçada a unidade de todos os setores e que “estamos muito alinhados na luta”.

O momento também foi usado para pedir ajuda de todos e todas na luta pela democracia, como destacou o presidente da APUR, David Romão. “A aliança política que estamos construindo aqui deve ser mantida. Pedimos ajuda de todos e todas para colocarmos e trazermos todas as forças aliadas a democracia do nosso país, e por isso a satisfação de estar aqui neste evento hoje”. O reitor da UFOB, Jacques Antonio, também comentou sobre o fortalecimento interno das instituições, com o uso dos canais de comunicação. O reitor destacou o “diferencial das universidades” ao longo do combate a Covid-19, além de alertar para os ataques do governo federal contra a autonomia universitária e contra os servidores, com a Reforma Administrativa. “O princípio da autonomia é imprescindível. Além disso, a Reforma Administrativa visa sobretudo a precarização do Estado”.

Ainda sobre os ataques depreciativos do governo contra as universidades e ao serviço público, o reitor da UFRB, Fábio Josué, alertou para a narrativa realizada nesses ataques. “As universidades passam a ser vistas como instituições desnecessárias”, explicou. O magnífico reitor ainda aproveitou para pontuar que o semestre remoto é visto apenas como “algo passageiro” e destacou a magnitude do I ENCONASSUFBA. “Evento como este é importante para que possamos discutir em conjunto o cenário e buscar resoluções juntos”.

Por fim, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, destacou das falas de cada integrante do primeiro dia de evento a importância da realização do debate e “construção de uma agenda de discussões sobre as universidades públicas”. Renato ainda agradeceu a presença de todos e todas participantes e servidores que acompanharam a transmissão na página do Sindicato.

Quer rever a abertura do I Encontro dos TAE da ASSUFBA? Confira no link abaixo.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=771698437021359&id=508778559175990