Abraham Weintraub defende punição de alunos que tiram notas baixas no ENADE

Na divulgação do resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2018 nesta sexta-feira (04/10), o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou que “os estudantes com baixo desempenho no Enade não deveriam se formar”

O Presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, que também esteve presente na entrevista de divulgação, propôs alterar o edital do exame para entrar em vigor a partir do ano que vem, para que sejam divulgados os nomes e as notas dos universitários que obtiverem os melhores resultados.

Ele declarou que essa medida é uma forma de incentivo para que os estudantes se empenhem durante o exame.

“Para o ano que vem, nós estamos pensando em mudar o edital para que a gente possa divulgar os melhores alunos por faixa. A Lei proíbe que divulgue a nota individual do aluno. Mas a gente quer divulgar quais foram os alunos que tiveram melhor resultado, aqueles que ficaram entre 8 e 10 e entre 6 e 8 na relação por curso, como forma de incentivo para que o aluno busque ficar entre os melhores. Mas a gente precisa mudar o edital e a gente quer mudar para o ano que vem”, declarou o presidente do Inep, na entrevista para a impressa.

 

Resultados gerais

Nas instituições particulares com ou sem fins lucrativos, que somam 7.259 cursos, apenas 240 ficaram com o conceito 5. Totalizando 3,3% dos cursos que conseguiram atingir o conceito máximo.

Nas instituições públicas que incluem 1.244 cursos de universidades e institutos gratuitos das redes federal, estaduais e municipais, tiveram 20,3% dos cursos com conceito máximo.

 

Foto: Luciano Freire/MEC