ABSURDO: Bolsonaro contraria mais uma vez lista tríplice de eleição de reitores e nomeia o terceiro colocado para cargo na UFRGS

Foi publicado no  Diário Oficial da União desta quarta-feira (16/09) a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Carlos André Bulhões Mendes, para os próximos quatro anos. A nomeação foi mais uma intervenção na autonomia universitária, causada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

A nomeação foi arbitrária e contrariou a consulta feita à comunidade acadêmica no dia 14 de julho. Pelas regras que estabelecem o voto dos docentes com peso de 70%, enquanto o dos técnicos-administrativos e dos estudantes com 15%, foi vencedora a chapa dos atuais reitor e vice-reitora, Rui Oppermann e Jane Tutikian.

A escolha de Bolsonaro foi meticulosamente articulada com o deputado federal Bibo Nunes (PSL) e elegeu a chapa de Carlos André Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke que ficou na terceira posição na lista tríplice da consulta. Pela legislação, é uma prerrogativa do presidente da República indicar o reitor das federais brasileiras a partir da lista tríplice encaminhada pelas universidades. 

Mas, normalmente, o mais votado nas consultas internas da lista tríplice é o indicado, respeitando a vontade da comunidade universitária. Desde que assumiu o poder, Bolsonaro já fez 14 nomeações de reitores ou diretores de instituições federais de ensino que não encabeçavam a lista ou sequer constavam entre os nomes indicados.

O presidente coloca em xeque a autonomia das universidades brasileiras, contraria as indicações da lista tríplice e atua sob interesse próprio e de seus aliados, ao nomear candidatos indicados que não encabeçaram a lista.