Alegria e emoção tomam conta da primeira reunião presencial do GT de Aposentados e Aposentadas desde o início da pandemia

A quarta-feira (20/07) foi de muita alegria e satisfação na ASSUFBA. Após um longo período de pausa nas atividades presenciais, em função da pandemia de Covid-19, o GT de Aposentados e Aposentadas se reuniu com a Coordenação do Sindicato no auditório da entidade.

“Hoje é um dia de muita emoção para nós. A nossa intenção é dar boas vindas a vocês e fazer dessa reunião um momento de confraternização e escuta sobre a vida”, disse a Coordenadora Nadja Rabello ao abrir os trabalhos. Além de um café da manhã, durante toda a atividade, os(as) aposentados(as) contaram com a presença de um representante da Vitalmed para aferir a pressão e a glicemia dos presentes.

Maria Dolores Brito, Coordenadora de Aposentados do Sindicato, afirmou estar com o coração palpitando de felicidade. “É um momento muito rico”, completou. Ela ressaltou ainda que “nós seguimos na luta e continuaremos unidos. Precisamos apoiar a ASSUFBA e defender a universidade que ajudamos a construir, sobretudo, nesta conjuntura difícil”.

O Coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus, também reforçou a unidade da categoria. “Estamos juntos, fortalecendo a luta. É hora também de defender a democracia”, referindo-se ao momento de sucessivos ataques do governo Bolsonaro aos servidores(as),  serviço público e ao país. Antes, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Covid-19.

A aposentada Valdelice Silva matou um pouco da saudade dos(as) colegas. “Estou muito feliz com esse encontro”, exclamou. Para a aposentada Delza Silva Souza, “essa é uma atividade a mais que nos ajuda a viver. Eu peço a Deus misericórdia para que possamos garantir os nossos direitos, Fora Bolsonaro”.

A aposentada Varenka Araújo disse que o momento atual é crítico. “O presidente, que deveria dar o exemplo, e é a pessoa que deveria dar todo o suporte para a nação, não dá. Não é só a nossa categoria que sofre. É todo mundo. Espero que, nos próximos anos, haja uma mudança”.

A reunião também contou com a presença da Diretora do SMURB, a Enfermeira, Luciana Boa Morte. “O Serviço Médico é um equipamento importantíssimo para a comunidade universitária. Precisamos atentar para a qualidade de vida dos(as) aposentados(as) e repensar a política de atenção à saúde de nossos(as) trabalhadores(as)”.

Neste sentido, Luciana Boa Morte afirmou que é necessário dar maior atenção à saúde mental da categoria e que já passou da hora do SMURB ter uma sede própria. A novidade é que o Serviço Médico em breve terá um aplicativo para a marcação de atendimento, a fim de facilitar o processo.

Com emoção e entusiasmo, o Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, juntou todos os diretores presentes no auditório e disse que “a Universidade se nega a morrer. Este é o momento mais difícil de nossas vidas, por isso, lutaremos até a vitória! Resistiremos!”

Em um momento de muita felicidade e compromisso com a categoria, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, participou da reunião de forma remota, e através de chamada de vídeo parabenizou a iniciativa do GT de Aposentados e Aposentadas, quando  agradeceu o carinho recebido de todos e todas. Vocês são parte da minha família. “É muito gratificante vê-los(as) retornando à sede da ASSUFBA. Logo estaremos juntos(as) e a saudade é grande!”

Por conta da pandemia, a entidade tomou os devidos cuidados para a realização da reunião, e distribuiu máscaras e álcool em gel para todos(as). Ao final, um almoço foi servido aos Aposentados e Aposentadas que mataram um pouco da saudade dos encontros presenciais. Veja as fotos: