Alerta para surto de dengue em 11 estados do país a partir de março de 2020

Os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter um surto de dengue a partir de março deste ano. Só em 2019, o país registrou 1.544.987 casos da doença, com 782 mortes confirmadas. Houve elevação de 488% na comparação com 2018, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Segundo o órgão, o alerta é necessário porque, no fim de 2018, o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular após 10 anos e, desde então, tem encontrado populações suscetíveis à doença. O ministério esclarece também que existem quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4).

“Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O sorotipo 2 que está circulando em algumas regiões do Brasil, tem um potencial de vírus maior de manifestação grave”, explica trecho do comunicado do Ministério da Saúde.

Vale lembrar que a melhor forma de prevenção da dengue é impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, a população deve eliminar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.