Alice Portugal cobra jornada de 30h para profissionais da Enfermagem

Durante reunião do Grupo de Trabalho, a deputada cobrou urgência nas negociações com o Ministério da Saúde
 

 Durante reunião, na tarde desta quinta-feira (03/04), entre assessores do Ministério da Saúde e representantes do setor privado e das entidades de Enfermagem, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) destacou pontos importantes da luta pela regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da Enfermagem (enfermeiras e enfermeiros, técnicas e técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem).

A proposta apresentada pelos assessores do Ministério da Saúde, durante a reunião, baseia-se em um calendário que conta com a realização de workshops, estendendo o fechamento da proposta entre 45 a 60 dias. Os representantes da Enfermagem foram contrários à proposta apresentada.
Indicada como uma das referências para o tema, a deputada Alice Portugal participou da reunião e cobrou urgência para a matéria. “Falo aqui em nome da bancada do PCdoB que pautou a matéria no Colégio de Líderes como prioritária. Percebo aqui que não podemos mais persistir em um diálogo, onde o Ministério da Saúde levante a possibilidade de uma agenda que se repete em relação a outros momentos de debate. Se há absenteísmo é porque há sobrecarga na Enfermagem. Se há absenteísmo nas seleções do setor privado é porque há subsalários. Já é claro que esse esquema de trabalho da Enfermagem no Brasil precisa ser mudado. O momento é privilegiado, pois temos um governo que senta à mesa e uma categoria absolutamente preparada, condicionada a um método republicano e civilizado de debate. Uma categoria que não trata as 30 horas como salário indireto, mas sim como mecanismo fundamental para melhor assistir”, afirmou Alice.
A deputada defendeu a redução do prazo das negociações para que o Projeto de Lei 2.295/00 seja votado no mês de maio. “Estou há 20 anos no Parlamento e há 20 anos trato desta matéria. Precisamos de algo mais urgente. O presidente da Câmara dos Deputados já se comprometeu em colocar o PL em votação no final de abril ou início de maio. A Enfermagem leva os hospitais nos ombros. Os médicos têm uma jornada de 20h. Seria uma grande iniciativa do nosso governo conseguir mudar esse mecanismo de trabalho da Enfermagem. Diante das taxas de lucratividade do setor privado, essa planilha não geraria um percentual abusivo de incremento de gastos para o segmento privado e filantrópico”, ressaltou a deputada.
Clique aqui e confira um trecho do discurso da deputada Alice durante a reunião.
Fonte: http://aliceportugal.org.br/