Alice Portugal fala sobre conjuntura política e hospitais universitários aos servidores do SMURB e HUPES

Na manhã desta terça-feira (31/05), os servidores do SMURB e HUPES receberam a visita da deputada federal Alice Portugal, que traçou um panorama geral sobre conjuntura política e os ataques ao serviço e servidores públicos em tramitação no Congresso Nacional.

Nesta semana estão previstas as assinaturas de duas portarias regulamentando a telemedicina no Brasil. Aos servidores do SMURB, a parlamentar manifestou preocupação com a proposta. “Me preocupa muito esse processo de atendimento a distancia. O objetivo é desativar equipamentos como esses, de maior importância para a universidade, um serviço articulado, tradicional e de grandes profissionais”.

A diretora do Serviço Médico Universitário Rubens Brasil, Luciana Boa Morte, ressaltou o empenho da deputada em defesa da universidade. “Você nunca se esqueceu de nós e da UFBA. Sempre destinou emendas parlamentares para os hospitais universitários, reafirmando o compromisso com a instituição”.

Alice Portugal lembrou que pode ser votada no Senado a PEC 11, que prevê maior segurança jurídica ao piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. A parlamentar jogou papel fundamental na aprovação do projeto de lei (PL 2.564/2020) na Câmara dos Deputados.

Do SMURB, a deputada seguiu para o HUPES. Lá, conversou com os servidores, que expuseram as opiniões sobre os temas debatidos, entre eles a PEC 206. A proposta trata da cobrança de mensalidades no ensino superior público. Um retrocesso sem precedentes.

O Coordenador do Sindicato de Políticas de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, chamou atenção para a necessidade de o servidor se engajar na luta para impedir mais perdas. Para Alice, a situação de ataques frontais às universidades e aos direitos dos trabalhadores é uma questão sistêmica, que só será resolvida com mudança no poder. Por isso, é preciso eleger representantes que estejam alinhados com os interesses da classe trabalhadora.

Os servidores ainda levantaram outras propostas problemáticas, como o homeschooling, modalidade de educação que defende que crianças e adolescentes sejam educados em casa, e a possibilidade de fusão entre o HUPES e a Maternidade Climério de Oliveira. A deputada se comprometeu a averiguar o assunto e solicitar uma audiência pública.