Alice promove debate sobre educação na Ufba e lança separata de sua autoria

Acontece, nesta quinta-feira (5), às 18h, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, o debate “A educação no Parlamento: 10% do PIB, 100% dos royalties e outros projetos”. O evento é promovido pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), membro efetivo da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados.
"Um mandato de lutas pela educação" é o título da separata da deputada militante pela educação

A deputada explica que o evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre a educação, sobretudo quanto ao Plano Nacional da Educação (PNE), cujo texto aguarda votação no Senado. Alice destaca que  “a dimensão da educação no Brasil é marcada por grandes números e ainda por maiores desafios”. Segundo ela, estimativas da Câmara apontam um déficit  de quase 300 mil professores, para um contingente de 45,5 milhões de brasileiros em idade escolar.
Além disso, Alice quer mais avanços e mais investimentos em um ensino de qualidade que atinja a todos.  “Nos últimos anos, conquistamos avanços em diversos índices educacionais como nas matrículas de estudantes do ensino básico, na inserção de estudantes nas escolas e também no acesso ao ensino superior. Apesar disto, a educação em nosso país tem um longo e difícil caminho para se tornar referência e atingir o padrão de qualidade necessário”, analisa.
Profunda conhecedora da história da educação no Brasil e batalhadora em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, a parlamentar vai abordar temas como mai verbas para a educação, 10% do PIB e 100% dos roylaties; fator previdenciário  versus professores, professoras e mulheres; inclusão social pela educação e piso salarial para professores, dentre outros.
Durante o evento,  a parlamentar  vai  lançar separata  publicada pela  Câmara dos Deputados com artigos e projetos de sua autoria.  Intitulada “Um mandato  de lutas pela educação” , a publicação apresenta  cinco artigos inéditos assinados por Alice Portugal.
Fonte: http://aliceportugal.org.br