ANDIFES emite alerta sobre novos cortes orçamentários na Educação e na Ciência

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) divulgou, nesta segunda-feira (03/05), um documento que alerta a sociedade brasileira sobre a realidade e as consequências da LOA 2021. 

A ANDIFES se posicionou após a aprovação do Orçamento para este ano, feita há pouco mais de um mês, que resultou na redução no orçamento discricionário das universidades federais para 2021 de R$ 1.000.943.150 (-18,16% em relação a 2020). O texto ainda ressalta o Decreto 10.686, emitido pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 22 de abril, que bloqueou na lei sancionada R$ 2,7 bilhões do orçamento do MEC, alcançando as universidades federais em mais 13,89%.

“Mesmo em meio a tamanha dificuldade orçamentária, a rede de universidades federais tem se recusado a parar. Com ajustes que já chegaram ao limite, redução de despesa resultante da prevalência das atividades remotas, ao contrário, temos mantido nossas ações e nossa estrutura a serviço dos brasileiros, sobretudo, na luta diária contra o Coronavírus. Além do ensino, pesquisa e extensão, da formação de milhares de profissionais altamente qualificados, as universidades têm se dedicado às questões humanitárias que permeiam esse grave momento global. Não paramos nem um dia”, diz trecho do alerta.

Confira o documento na íntegra clicando aqui.