Após assembleia, servidores de três campi da UFSCar entram em greve

Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fábio Rodrigues / G1)

Servidores técnico-administrativos de três campi da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) entraram em greve nesta segunda-feira (17), após uma assembleia realizada durante a manhã. A categoria cobra racionalização dos cargos, revisão do reposicionamento de aposentados, além do fim da terceirização de serviços.

Segundo o  Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos da UFSCar (SintUFSCar), ainda não há número de adesão. Procurada pelo G1, a instituição não comentou o assunto.

De acordo com o coordenador do sindicato, Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes, assembleias foram realizadas nas unidades da UFSCar em São Carlos, Araras e Sorocaba. Em São Carlos, os departamentos atingidos, como o de compras, financeiro e de contabilidade vão ficar fechados. O restaurante, a unidade de Saúde Escola e a biblioteca também aderiram à paralisação.

Reivindicações
A categroria reinvindica o cumprimento de medidas firmadas em 2012, após uma greve dos servidores, em que ficou definido reajuste salarial de 15%, o que vem sendo cumprido. “A questão salarial foi resolvida, mas temos outras reinvindicações”, afirmou Nunes. Os servidores pedem uma racionalização de cargos. “Auxiliar administrativo e assistente administrativo fazem a mesma coisa, mas um ganha muito menos que o outro”, comentou.

Além disso, querem uma revisão no reposicionamento de aposentados, além do fim da terceirização de serviços. “Esses funcionários terceirizados ganham muito pouco, apesar do contrato com as empresas ser bem grande. Eles precisam ser concursados”, disse Nunes. A categoria pede também a chamada democratização da universidade porque, segundo os servidores, há uma representatividade desigual nas comissões da instituição. “Os professores são maioria em todas as comissões, então tudo acaba sendo definido só por eles”, afirmou o coordenador do SintUFSCar.

Fonte: http://g1.globo.com/