Após CONSUNI, UFRB divulga medidas de prevenção diante da pandemia do coronavírus

Com os recentes boletins epidemiológicos divulgados pelos órgãos de saúde e a tendência de crescimento dos casos do novo coronavírus, a Reitoria da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) divulgou a  Portaria Nº 322/2020, de 17 de março de 2020, que informa as medidas adotadas pela instituição enquanto perdurar a pandemia. As iniciativas foram discutidas em reunião extraordinária do Conselho Universitário na mesma data.

A UFRB decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades letivas de graduação e pós-graduação presenciais em todos os campi da instituição, além das atividades administrativas presenciais, garantindo a manutenção daquelas necessárias para assegurar a preservação e funcionamento dos serviços considerados prioritários ou estratégicos.

Nos dias de suspensão das atividades presenciais, os servidores devem realizar remotamente os serviços que forem possíveis.

No caso das atividades consideradas prioritárias ou estratégias, conforme determinação dos pró-reitores(as), diretores(as) de centro, chefia de gabinete, superintendentes e direção do Hospital Veterinário, devem ser desenvolvidas em regime de revezamento das equipes, a fim de reduzir o número de pessoas ao mesmo tempo nas unidades.

Os servidores(as) com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas (inclusive usuários contínuos de antinflamatórios), imunodeprimidos(as), gestantes, com indicação médica e pais de crianças em idade escolar, estarão dispensados de atividades presenciais.

Também ficam dispensados de atividades presenciais os(as) servidores(as) que residam em cidade distintas da de lotação, exceto se a atuação for imprescindível para o combate da pandemia.

A UFRB também suspendeu a realização de eventos, atividades, reuniões e solenidades com a presença de mais de 50 (cinquenta) pessoas. Além disso, criou o Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19, constituído pela Portaria Nº 319, de 13/03/2020, que acompanhará diariamente os boletins epidemiológicos dos órgãos de saúde e as recomendações das autoridades governamentais.

Para a Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, a decisão da instituição foi acertada. “A UFRB está presente em várias cidades da Bahia, onde inclusive já tem casos confirmados. Vale ressaltar que foi a primeira Universidade do Estado a decretar normas e portarias no intuito de resguardar a saúde da comunidade acadêmica”.

Aida Maia ainda pondera que o momento requer muita responsabilidade e atenção. “Nada mais justo do que cuidarmos dos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive os(as) terceirizados(as) da instituição.

Em tempo, a ASSUFBA informa que acompanha os fatos e as orientações dos órgãos de saúde e segue atenta para garantir a segurança e defesa de todos os trabalhadores e cooperar com as medidas de prevenção. O técnico que se sentir prejudicado ou colocado em risco com alguma medida que difere das orientações, deve entrar em contato, através das redes sociais Facebook e Instagram

O Sindicato também aproveita para conclamar os trabalhadores a contribuírem no combate ao coronavírus. É importante que cada um faça a sua parte. PROTEJAM-SE! FIQUE EM CASA!