Após impasse no processo de apuração, ASSUFBA divulga resultado das eleições que escolheram os(as) representantes eleitos(as) para os Conselhos Superiores da UFBA

A ASSUFBA divulga para a categoria e a comunidade universitária, neste sábado (06/08), o resultado das eleições que escolheram os(as) representantes eleitos(as) para os Conselhos Superiores da UFBA: Universitário; de Curadores; Acadêmico de Ensino; Acadêmico de Pesquisa e Extensão; e Social de Vida Universitária. O pleito contou com expressiva participação da categoria. Ao todo, foram 1.822 votos entre ativos(as) e aposentados(as).

Para o Conselho Universitário, foram eleitos Luiz Fernando Santos Bandeira (854 votos), Jomar Fadigas Cerqueira (836), Carolina Silva Cunha de Mendonça (832), e Priscila Batista Rabelo (790). Já para o Conselho de Curadores, elegeram-se Antonio Bomfim Moreira (839) e Antonio Claudio da Silva Pires (765). Para o Conselho Acadêmico de Ensino, Samara Aranha da Silva (862), para o Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão, Vilma Gravatá da Conceição (813) e para o Conselho Social de Vida Universitária, Matheus Filippo Brito Silva (861). A representação foi eleita para o biênio 2022-2024. A votação aconteceu nesta quarta e quinta-feira (03 e 04/08), conforme o Regimento Interno da Eleição e de acordo com o Estatuto e o Regimento Geral da UFBA. 

O início da apuração só foi possível após a mediação do advogado Dr. Hugo Leonardo, que propôs que a Gestão Sindicato É Pra Lutar e o Grupo Mobiliza TAEs entrasse em consenso a fim de dar prosseguimento ao processo. A conversa foi acompanhada pela Comissão Eleitoral e, após amplo debate, foi construída uma ata com a definição de parâmetros para a apuração das urnas.  

Às 17h58, as primeiras urnas foram abertas, dando início, enfim, a apuração, que invadiu a madrugada e só terminou no início da manhã de sábado (06/08) às 05h48. Os trabalhos deveriam começar às 9h do dia 05/08, conforme descrito no Regimento Interno das eleições. Porém, no início da manhã, um grupo de estudantes ocupou o auditório da ASSUFBA tumultuando e impedindo o início do processo. Apesar do pedido da Coordenação do Sindicato, os estudantes não quiseram se retirar do local, o que gerou o impasse até o final da tarde.  

Pela norma o prazo para interposição de recursos será de 01 (um) dia útil, a contar do dia seguinte após a divulgação oficial dos resultados, conforme determina o Art. 27º, Capítulo VII do Regimento. Os recursos serão apreciados pela Comissão Eleitoral que emitirá decisão exclusiva (Art. 28º). Os recursos poderão ser propostos por qualquer servidor(a) Técnico(a)-Administrativo(a) em Educação (Art. 29º). Ao final da apuração as partes envolvidas combinaram assinar a ATA OFICIAL com o resultado do pleito na próxima segunda-feira. Viva a universidade, viva! Viva a Assufba com vida! O servidor unido jamais será vencido!  

Confira a votação: