Após pressão, Câmara aprova reduzir de 20 para 15 anos tempo mínimo de contribuição para homens

Os debates sobre a reforma da Previdência, na Câmara Federal, invadiram a madrugada nesta sexta-feira (12/07). O plenário aprovou,  por 445 votos a 15, um destaque ao texto do projeto que reduz, de 20 para 15 anos, o tempo mínimo de contribuição exigido para a aposentadoria de homens do regime geral (setor privado).

Durante a sessão, também foram aprovados outros dois destaques: as exigências para aposentadoria de mulheres, além da fórmula de cálculo de pensões por morte para ambos os sexos; e a flexibilização das regras para integrantes de carreiras policiais.

Nesta sexta-feira (12/07), uma nova sessão foi convocada. Vale lembrar que o texto-base da reforma, que foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Federal, nesta quarta-feira (10/07), determinava tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens. O tempo mínimo para eles aumentaria gradualmente – partindo de 15 anos – e chegaria a 20 anos em 2029.

Com a aprovação do destaque, o tempo mínimo de contribuição para os homens será de 15 anos, mesmo período exigido para as mulheres. A alteração, no entanto, não modifica as idades mínimas para homens e mulheres poderem se aposentar, que são de 65 anos para eles e 62 anos para elas.