Após pressão, ministro da Saúde suspende negociação de compra da Covaxin

Ministério da Saúde (MS) informou, nesta terça-feira (29/06), a suspensão da negociação para adquirir doses da vacina indiana Covaxin. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga. O chefe da pasta decidiu pela desistência da compra após surgirem denúncias envolvendo o contrato de aquisição.

A pressão ocorreu devido ao depoimento do servidor do MS, Luis Ricardo Miranda, para a CPI da Pandemia. Ele afirmou que sofreu “pressão atípica” para acelerar os trâmites da Covaxin. Seu irmão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), também prestou esclarecimento aos senadores e disse ter avisado ao presidente Jair Bolsonaro e mesmo assim o processo de compra, no valor de R$ 1,6 bilhão, foi levado adiante.

O contrato para a aquisição da vacina Covaxin foi assinado pelo Brasil em fevereiro, prevendo a importação de 20 milhões de doses do imunizante, desenvolvido pelo laboratório indiano Bharat Biotech, intermediado pela farmacêutica brasileira Precisa Medicamentos. A empresa é alvo de investigação na CPI da Pandemia.

As doses da Covaxin nunca chegaram a ser enviadas ao Brasil. Além disso, a Anvisa negou os pedidos de importação do imunizante, que não atendia aos critérios técnicos.