Aprovação da EBSERH no Congresso Nacional coloca em risco Autonomia Universitária

Por 240 votos a favor, 112 contra, e quatro abstenções foi aprovado na Câmara dos Deputados, ontem (20), à noite, o Projeto de Lei 1749/11. De autoria do Poder Executivo, o Projeto cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o objetivo de administrar os hospitais universitários federais. O projeto foi alvo de muita polêmica porque fere a autonomia universitária.

“Reconhecemos a luta de cada deputado que votou contra esse projeto. Esse resultado é uma vitória porque conseguimos 112 votos contra o projeto. Nesse cenário atuando desde o início, firme às suas origens nossa colega, a deputada federal Alice Portugal foi fiel defensora de nossos Hu’s, juntamente conosco e  a FASUBRA convencendo cada deputado da importância de combater esse projeto privatizante, que é um retrocesso e viola a autonomia da universidade”, enfatiza Renato Jorge Pinto, coordenador geral da ASSUFBA Sindicato.

Para Renato Jorge, agora a luta tem que continuar mais firme e forte em defesa da autonomia das universidades. “Não vamos permitir que eles interfiram nas unidades quebrando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, transformando Hospitais –Escolas em unidades unicamente assistenciais, isto é um atentado à soberania nacional.  Estaremos atentos”.

A deputada Alice Portugal, que é também servidora da universidade, oriunda do Hospital das Clínicas, ressaltou a luta contra o projeto que surgiu da MP 520/10. “É lamentável vermos um projeto como este aprovado. Enfrentei todo o tempo uma luta solitária, na persuasão de deputados para que entendessem o quanto seria nefasto votar a favor deste projeto. Votei contra porque esse PL  que representa a privatização explicita dos hospitais universitários e todas as implicações da entrega ao mercado financeiro, com a contratação de mão de obra terceirizada, sem compromisso nenhum com a educação e saúde. Representa tudo que  é tortuoso e inconstitucional”, destaca.

A direção da Assufba se reúne ainda esta semana com as Seções do HUPES e MCO,para traçar táticas emergenciais de ação.

21/09/2011