Aprovação do governo Bolsonaro cai e fica abaixo de 30% pela primeira vez, aponta pesquisa

Pesquisa da Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostra que, pela primeira vez desde a posse, Jair Bolsonaro possui uma aprovação abaixo de 30%. Segundo a pesquisa, 28% dos entrevistados ainda avaliam a gestão do presidente como ótima ou boa, enquanto 39% consideram como ruim ou péssima.

O Ipec é formado por executivos que deixaram o Ibope após o fim das atividades com pesquisa de opinião pública. Este levantamento foi realizado entre os dias 18 e 23 de fevereiro, com a participação de 2.002 pessoas de 143 cidades.

Para os pesquisadores, a principal base da avaliação positiva do governo Bolsonaro é o eleitorado evangélico. Este grupo possui 38% da boa avaliação do governo. Entre os evangélicos, 27% consideram o governo ruim ou péssimo.

A pesquisa Ipec indica ainda que, para 87% dos brasileiros, há expectativa de que haja o pagamento d auxílio emergencial “até a situação econômica voltar ao normal”.

A Fundação Perseu Abramo realizou um levantamento das pesquisas dos principais institutos que apontaram os índices de aprovação do governo Bolsonaro. Até o momento eram: Datafolha, 31% (campo em 20 e 21 de janeiro); XP/Ipespe, 30% (02 a 04 de fevereiro); PoderData, 30% (01 e 03 de fevereiro); Exame/Ideia, 31% (12 de fevereiro).