Apub adere à paralisação nacional do dia 30 de agosto

Cartaz-mobilizacao-dia-30-de-agosto31-214x300No dia 30 de agosto, os professores paralisarão as atividades para realizar ato na frente da Reitoria da UFBA, às 10h, para cobrar respostas à pauta encaminhada no início do ano, que inclui relatório do Reuni, segurança nos campi. Às 14h, os docentes se integram à Marcha das centrais, no Campo Grande, temas específicos, como 10% do PIB para a educação pública, defesa da aposentadoria e contra o Funpresp. Esta foi a decisão da assembleia geral da Apub, na quinta-feira (22/08). Na mobilização, que poderá parar a cidade, como aconteceu na do dia 11 de julho, a presença dos professores universitários demonstra o compromisso com a universidade pública e uma sociedade mais desenvolvida e socialmente justa.

Escola de Música: caso exemplar
Risco de incêndios, aparelhos de ar-condicionado quebrados, lixo da recente reforma lançado no fundo da escola, mofo nas paredes e ameaçando equipamentos, curso de música popular sem instalação adequada, esforços infrutíferos do diretor para resolver as questões. Estes foram os problemas colocados pelo professor e renomado percussionista Joel Sacramento, na assembleia da Apub. Decidiu-se apoiar a mobilização dos professores, estudantes e técnicos administrativos da Escola, elaborar relatório sobre a situação, apresentá-lo à Reitoria, pedir informações e posterior audiência. A situação da Escola de Música não é a única na universidade.
Condições de trabalho
A defesa das condições de trabalho no ensino, pesquisa e extensão, inclui várias ações. Um levantamento fotográfico e documental da situação das instalações da UFBA, as dificuldades para organização e funcionamento dos grupos de pesquisa, inclusive diante dos critérios para escolha de líderes apresentadas pela CAPEX, a retomada da articulação para a definição pelo Consuni da carga horária mínima de 8 horas em sala de aula.
Estágio probatório e professores substitutos
As dificuldades enfrentadas pelos professores em estágio probatório e substitutos deve ser objeto de debate promovido pela Apub. A data ser brevemente marcada.
A divulgação e a mobilização dos professores, que é fundamental para o enfrentamento destas questões, é tarefa da Apub e dos professores. Estes foram os encaminhamentos também aprovados na assembleia da Apub, realizada no dia 22/08.