Armandinho toca “Parabéns pra Você” na festa de 90 anos do PCdoB

Comunistas de várias gerações, amigos e convidados participaram da grande festa organizada pelo Comitê Estadual do PCdoB neste domingo (25/3), para marcar os 90 anos do partido na Bahia. Com o slogan “A festa está só começando”, o show animado por artistas baianos foi realizado na Área Verde do Hotel Othon, no bairro de Ondina, em Salvador, e contou com a participação do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), além de diversas lideranças comunistas e de outros partidos.

Ainda era dia quando o cantor Armandinho subiu ao palco com a sua banda e botou todo mundo para dançar ao som de grandes sucessos do carnaval da Bahia. Músicas que trouxeram grandes recordações, assim como a homenagem prestada pelo partido às gerações de comunistas que construíram a história do partido no estado. Todos foram lembrados. Dos pioneiros, que fundaram o PCdoB na Bahia, como Jorge Amado e Milton Ayres de Brito, passando pela segunda geração, que participou dos primeiros momentos de enfrentamento à ditadura militar e possui lideranças como Haroldo Lima, Péricles de Souza, Ana Guedes, Loreta Valadares e Renato Rabello.

A esta geração se juntou os comunistas da década de 1970 e 1980, que também enfrentaram a ditadura, lutaram pela anistia e começaram a luta pela redemocratização do país, entre os quais podemos citar Julieta Palmeira e Luiz Nova, por exemplo. A festa homenageou também os militantes que ingressaram do PCdoB a partir da década de 1990, que deram novo fôlego ao partido no estado, participando da luta pela reforma agrária, do movimento contra a carestia, da revolta dos peões, da campanha o petróleo é nosso, contra as privatizações e contribuíram de forma decisiva para a derrota do carlismo, através da eleição do governador Jaques Wagner, conforme ressaltado por ele mesmo em sua saudação ao partido.

“Minha presença aqui não é só como governador, que vem a festa de 90 anos de um partido aliado. Aqui tem um pouco da minha história, pois foi no PCdoB que tive a minha primeira experiência como líder de massa, ainda no Rio de Janeiro, através do movimento estudantil”, disse o governador, enfatizando a importância da aliança com o PCdoB. “A nossa aliança não é pontual, pois o que nos une é o compromisso com o povo baiano de construir uma sociedade mais justa”, acrescentou.

São 90 anos

As muitas lutas das quais o partido participou também foram relembradas pelo presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida. “Quando o partido foi fundado, em 1922, os comunistas acreditavam em uma sociedade de homens e mulheres livres. Em 90 anos, muita coisa mudou, o povo brasileiro alcançou muitas conquistas e o PCdoB esteve presente em todas as batalhas para que elas viessem. As conquistas não se deram sem lutas e com o sacrifício de muitos. Mas, pagamos o preço necessário para hoje podermos dizer que valeu a pena lutar pela democracia e a liberdade neste país. Valeu a pena, mas ainda estamos no início de uma caminhada, pois queremos e merecemos muito mais”.

E o PCdoB tem buscado novas conquistas. Na Bahia, onde apresenta grande crescimento, o partido pretende lançar nas próximas eleições mais de 2.500 candidatos vereador e disputar a prefeitura de 70 municípios em todo o estado, inclusive em grandes centros como Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Guanambi e Salvador, onde lançou a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal.

“É um momento de grande festa. Nós pertencemos a um partido que participou de várias etapas de lutas nos últimos 90 anos. O Brasil cresceu e o PCdoB tem as digitais impressas em todas as batalhas para que isso se tornasse realidade. Lutamos pela redemocratização do país e apoiamos, desde o primeiro momento, o projeto que elegeu o primeiro operário e a primeira mulher como presidentes do Brasil. Agora, com 90 anos, achamos que está na hora de arriscar e vamos lançar candidaturas em locais estratégicos, como Salvador”, declarou Alice, que foi bastante aplaudida durante a sua saudação.

A festa de 90 anos foi encerrada quase as 22h, com o show da sambista Juliana Ribeiro, O evento reuniu centenas de comunistas e mostrou, mais uma vez, o respeito que o PCdoB possui no estado. Além do governador Jaques Wagner (PT), também compareceram ao evento o deputado federal e presidente do PRB na Bahia, Bispo Marinho; o deputado federal Nelson Pelegrino e o vereador Henrique Carbalhal, ambos do PT; o deputado estadual José de Arimatéia (PRB); os prefeitos de Gandú, Irismá Souza; de Juazeiro, Isaac Carvalho; o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos; além dos deputados estaduais comunistas Álvaro Gomes e Fabrício Falcão, das vereadores Aladilce Souza e Olívia Santana, dentre outra lideranças sociais e políticas.

Fonte: Eliane Costa, do Vermelho