Assembleia da ASSUFBA elege delegados que vão ao 23º CONFASUBRA

Reunidos em assembleia, nesta sexta-feira (13/04), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, os Técnico-Administrativos em Educação elegeram os delegados que vão participar do 23º CONFASUBRA (Congresso Nacional da FASUBRA Sindical). O evento acontece entre os dias 6 e 11 de maio, em Poços de Caldas (MG).

O Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira, fez a leitura do edital publicado pelo Sindicato, convocando as assembleias para escolha dos delegados nas Universidades em que há servidores representados pela entidade.

ca54ecb5-c0a7-407b-8240-fb0c9fe3766e

Bomfim também leu o informe sobre o 23º CONFASUBRA, que tratava, entre outras coisas, do objetivo, dinâmica, mesas, plenárias e temas a serem abordados no evento.79a5c005-8f45-4a35-8fdd-7f6517a9ee50

A assembleia contou com a presença do Coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Edson Lima, que acompanhou todo o processo de votação. Antes, foi aberto espaço para a inscrição das chapas.

Apenas a chapa unitária CTB/CUT se inscreveu. Logo após, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, a Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas, Lucimara da Cruz, e o servidor Fernando Bandeira fizeram a defesa da tese.

Renato Jorge afirmou que “a nossa delegação busca unitariamente melhorias nas condições de trabalho das Universidades Públicas Federais. Vamos levar para o centro da FASUBRA debates como os Turnos Contínuos e a paridade entre ativos e aposentados. Não podemos permitir mais retrocessos”.

60539e0a-0f9a-46c2-8ac3-d50c422ab3d6

Lucimara da Cruz disse que “a necessidade de unidade é a tônica da nossa luta. As diferenças não devem nos dividir. Precisamos fortalecer a Federação e o nosso Sindicato. Levaremos uma delegação para discutir as ideias avançadas”.
Para Fernando Bandeira, “só faremos o enfrentamento ao governo se construirmos a unidade. Só vamos mostrar a força da Universidade para a sociedade se estivermos juntos, unidos”.

Aberta a votação, a chapa foi aprovada por 303 TAEs. Ao todo, 890 servidores assinaram a lista de presença. Conforme o Regimento do Congresso, a cada 10 assinaturas, um delegado seria eleito. Portanto, a delegação da ASSUFBA conta com 89 pessoas.

Após a votação, o Coordenador da FASUBRA, Edson Lima, deu como encerrada a assembleia para a escolha dos delegados.

Depois da assembleia, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, aproveitou a oportunidade para dar alguns informes à categoria.

22dd756e-7eed-49d6-9d96-f0040b4e97aa

Enfrentamento
Diante dos ataques do governo Temer e a imposição de retrocessos, a resistência é permanente. Presente na assembleia, a deputada federal e técnica licenciada da UFBA, Alice Portugal, afirmou que o momento é difícil. “O desemprego bate à porta de cada brasileiro, o Brasil voltou ao Mapa da Fome por não termos um governo de natureza social. Temer congelou por 20 anos os investimentos em áreas importantes, condenando a saúde, a educação e os serviços públicos”.

c6416618-bad1-4c59-806f-4173e3ec483a

MCO
Renato Jorge relatou a dificuldade de a diretoria eleita da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho, tomar posse como Superintendente da MCO. A deputada federal Alice Portugal se comprometeu a marcar uma audiência com a Ebserh para tratar do assunto.

Processos Jurídicos
Alguns processos jurídicos movidos pela ASSUFBA, como a Hora Extra Incorporada, 28.86%, 3.17% e URP foram abordados. A ameaça de redução da vantagem presente no artigo 184 da Lei n 1.711/52 também foi tratada. Após defesa administrativa da ASSUFBA, a UFBA suspendeu o desconto. Mas, o Sindicato vai ajuizar uma ação judicial. A entidade também vai agendar uma assembleia para tratar exclusivamente das ações em curso.

Minuto de silêncio
A categoria fez um minuto de silêncio em respeito à Claudiane Mota Nascimento, sobrinha da representante da Seção Sindical da ASSUFBA na MCO, Radinei dos Santos. Claudiane foi assassinada de forma covarde e brutal com golpes de faca, em Salvador. O ex-companheiro é o principal suspeito de ter cometido o crime.