Assembleia da UFOB elege delegado à Plenária da FASUBRA e debate a carreira dos(as) servidores(as)

A semana começou com a Assembleia Geral Virtual da UFOB, que elegeu Rony Keito como delegado à Plenária Nacional Virtual da FASUBRA, que acontece de 5 a 7 de dezembro. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (25/11).

A plenária vai centrar o debate em dois pontos: o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) e a Racionalização dos Cargos. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Lima, informou que os assuntos foram detalhados na Roda de Conversa sobre a Carreira TAE, ocorrida no último dia 21.

Edinelvan explicou que foi verificado que não há insegurança jurídica para a racionalização dos cargos e que também foi encaminhada a elaboração de dois questionários, que servirão como base para a construção de um documento a ser encaminhado pela ASSUFBA à FASUBRA.

Outro informe dado é que o projeto de lei que vai reestruturar a carreira dos(as) TAE já foi enviado à Casa Civil e que o reposicionamento dos(as) aposentados(as) foi discutido na mesa setorial. Na ocasião, a FASUBRA solicitou ao MGI um cronograma para tratar dos demais temas a serem debatidos pelo GT.

O Coordenador do Sindicato, Rony Keito, chamou a atenção dos(as) servidores(as) sobre a necessidade de participação nos espaços de decisão. Explicou que a base tem discutido as diretrizes e critérios do RSC, que deve ser implementado em 2026.

A Coordenadora de Comunicação da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara da Cruz, reforçou que “precisamos garantir que as vitórias sejam efetivadas e materializadas no nosso dia a dia”. Para tanto, pontuou que a categoria precisa estar atenta ao cenário político e ter cuidado com a extrema-direita, que é contra a existência do serviço público.

Sobre os informes locais, Rony Keito falou que a representação dos(as) TAE no CONSUNI questionaram a UFOB sobre o PGD e a instituição respondeu que aguarda o POLARE, sistema disponibilizado pelo MEC para a implementação do Programa de Gestão e Desempenho. A ASSUFBA se comprometeu a solicitar à Reitoria uma audiência para tratar do assunto.

 

PARTICIPE

SINDICATO É PRA LUTAR!