Assembleia da UFSB debate campanha salarial, demandas locais e aprova delegados para a Plenária da FASUBRA

Reunidos em Assembleia Geral Virtual, nesta terça-feira (17/05), os Técnico-Administrativos em Educação da UFSB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece de 3 a 5 de junho, em Brasília. Apenas uma chapa se inscreveu. Os nomes de Edinelvan Lima (titular) e Amanda Bastos (suplente) foram aprovados por unanimidade.

A Plenária Nacional da FASUBRA vai discutir, entre outras coisas, a campanha salarial da categoria, que reivindica a recomposição salarial de 19,99% (referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro) e a falta de negociação do governo federal com os servidores públicos.

A Coordenadora do Sindicato, Adelmária Ione, lembrou que a representação dos servidores já buscou o governo federal para negociar inúmeras vezes, sem sucesso. Reforçou ainda que a categoria continua com a pressão para garantir o reajuste e sobre a necessidade de utilização das redes sociais como ferramenta de mobilização. Inclusive, no próximo dia 31, às 8h30, tem nova manifestação em Brasília.

O Coordenador da ASSUFBA, Antonio Bomfim, lembrou que o governo aprofundou o desmonte do serviço público iniciado por Temer, que resulta na precarização e sobrecarga de trabalho. “A situação será revertida se elegermos um governo que não queira colocar uma granada nos nossos colos, que não tenha a educação com o inimigo número 1”, disse.

O mandato da representação dos TAE no CONSUNI termina no dia 9 de outubro deste ano. Diante do prazo, há a necessidade de recomposição dos representantes no Conselho Universitário. Na assembleia, foi aprovado por aclamação os nomes de Danilo Ornelas, Maria Inês e Zenilde Alves para compor a comissão que vai guiar os trabalhos para a escolha dos novos conselheiros.

Os servidores também debateram de forma ampla e democrática o teletrabalho e o ponto eletrônico à luz da proposta de minuta de resolução do Programa de Gestão da UFSB em discussão na Comissão Especial de Estudos para a Implantação do Controle Eletrônico e Programa de Gestão (Portaria nº 54/2022).

O debate girou principalmente em torno de pontos problemáticos, como a perda de autonomia universitária, condições de trabalho, assédio moral, adoecimento e possíveis conflitos para a comunidade universitária.

O Coordenador Edinelvan disponibilizou o e-mail assufbaufsb@gmail.com para que os servidores possam enviar sugestões e propostas quanto ao Programa de Gestão e o Ponto Eletrônico.

A assembleia tratou ainda da Instrução Normativa nº 36, que determina o retorno de todos os servidores públicos federais ao trabalho presencial a partir do dia 6 de junho.