Assembleia Geral Virtual da UFRB discute retorno das atividades presenciais

Durante a manhã desta sexta-feira (22/10), os Técnico-Administrativos em Educação da UFRB se reuniram, em Assembleia Geral Virtual da ASSUFBA, bastante participativa, para discutir o retorno das atividades presenciais.

A Coordenação Geral da ASSUFBA, Aida Maia, passou aos servidores os informes da reunião com a Reitoria da UFRB, ocorrida no último dia 14. O reitor Fábio Josué dos Santos informou que a universidade ainda não estabeleceu data para retorno dos técnicos para as atividades presenciais.

A Coordenação da ASSUFBA levantou uma série de questionamentos sobre as condições para a volta, como a higienização das unidades, adequação dos espaços e distribuição de EPIs. Também reafirmou que a categoria não se furta do retorno ao trabalho presencial, mas que só deve acontecer seguindo os protocolos de biossegurança, já aprovado em assembleia e no Conselho Universitário.

A Reitoria da UFRB informou que há estoque de EPIs para os próximos seis meses. Ainda informou que vai disponibilizar um formulário para que a categoria responda para que seja possível identificar quem pode ou não retornar às atividades presenciais.

Outra informação é que o semestre letivo tem início no dia 3 de novembro, mas em formato híbrido. Ou seja, parte das aulas continua de forma remota. Isso, no entanto, não significa que os técnicos devem retornar à universidade.

A Coordenação da ASSUFBA, inclusive, propôs que, assim que houver decisão sobre retorno, a realização de uma assembleia com a participação da Reitoria, para que fossem passadas as informações à categoria, o que foi aceito pelo reitor. Também reivindicou que, quando tiver orientação para retorno, a Universidade faça um documento único com as orientações para todas as unidades da instituição.

Os membros da Seção do Sindicato na UFRB, Frederico Silveira e Geraldo Fentanes, se manifestaram reafirmando o posicionamento da Coordenação da ASSUFBA e da categoria de só retornar quando houver condições de segurança para os trabalhadores.

Sobre essa questão, a assembleia aprovou, por esmagadora maioria, que a ASSUFBA realize uma nova assembleia se a Portaria nº 837, que estabelece as regras de retorno gradual e seguro às atividades presenciais no âmbito do Ministério da Educação, for aplicada. Do total de votantes, 96% aprovaram a proposta, 4% se abstiveram e não houve voto contrário.

O debate sobre a Instrução Normativa, que estabelece a modalidade de teletrabalho no serviço público, também teve espaço na assembleia. Os servidores se inscreveram e puderam opinar de forma democrática sobre o assunto. Aida Maia levantou pontos preocupantes do documento, reafirmou que o Sindicato ainda não foi chamado pela universidade para discutir a IN e lembrou que a UFRB não é obrigada a segui-la.

Após amplo debate com os servidores, foi aprovado o agendamento de uma mesa redonda sobre a IN 65, que já tinha sido deliberada em assembleia anterior, para o dia 3 de novembro, às 9h.