Assembleia Geral vota por retorno as atividades no dia 19

Cerca de 300 servidores lotaram nesta quinta (15), o auditório da Escola Politécnica da UFBA, durante assembleia, e votaram por ampla maioria, com apenas quatro abstenções e dois votos contrários pelo indicativo de retorno às atividades no próximo dia 19 (segunda-feira).

“Entramos numa greve por benefícios e correção salarial. Nós fizemos a maior greve da UFBA. Voltamos a fazer movimento de rua, dentro das unidades. Essa greve deixa um legado muito importante, a da nossa força e unidade”, avalia o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto, ressaltando ainda a volta para o trabalho na próxima segunda, por decisão de votação em assembleia, mas que a categoria continuará mobilizada.

“Penso que os movimentos sociais e trabalhadores devem estar atentos e dar a resposta ao governo em 2012 e 2014. Mas ao fazer uma avaliação desta greve, saio com uma certeza, a do sentimento de dever cumprido”, enfatizou o coordenador de Formação Sindical Antônio Bonfim Moreira.

Foto: Américo Barros

Unificação

“Tivemos que nos unificar para defender a categoria aqui na Bahia, mas a nível nacional houve um “racha” interno no movimento. Agora, entendemos que a responsabilidade indica, por segurança, que retornemos as atividades. Não podemos fragilizar a categoria “esticando” ainda mais essa greve”, concluiu Renato Jorge.

A categoria foi informada também da luta empreendida por servidoras dos hospitais, na última terça (13), em Brasília, contra a votação do PL 1749. “A pressão foi tanta que a votação foi suspensa na Comissão Especial de Saúde”, explicou a servidora Simone Porto.

Em três horas de assembleia, os servidores técnico-administrativos da UFBA avaliaram como positivo o movimento e que a luta continua, agora contra a votação, a qualquer momento, no Congresso Nacional do PL 1749/11 que prevê a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para gerir os hospitais universitários.

15/09/2011
Ascom ASSUFBA Sindicato