ASSFUBA visita a CAD e conversa com arquivistas para entender a realidade dos profissionais

Mais do que guardiões, os trabalhadores da Coordenação de Arquivo e Documentação (CAD) vivem em uma “mina de ouro” da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pertencentes à Pró-Reitoria de Administração da UFBA (PROAD), os servidores esperam o reconhecimento merecido por parte da comunidade universitária, pois “quando precisam de algum arquivo mais antigo, para pesquisas e afins, buscam a gente”, pontua Antônio Guedes, Coordenador da CAD.

A ASSUFBA Sindicato esteve presente para conversar sobre as dificuldades encontradas no funcionamento do setor, como também as tentativas de implementação de uma política de arquivos ativa na Universidade. Entre algumas das demandas da categoria estão a ampliação da equipe, melhoramento da estrutura, tanto nas salas da coordenação como nas áreas de arquivos.

 

 

Mapeamentos e diagnósticos nas unidades documentais da UFBA, estruturação dos núcleos de arquivamento, gerenciamento, organização e armazenamento, além da preservação dos arquivos e documentos da entidade são algumas das tarefas realizadas pelos servidores da CAD. “Fazemos campanhas sociais, praticamos políticas de pessoal, ações sustentáveis com separação de resíduos, mas não temos essa visibilidade. Alguns pensam até que é algo punitivo trabalhar com arquivos”, revela Guedes à Coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, Adelmária Ione dos Santos. 

 

 

Com este intuito, de apresentar à comunidade UFBA os serviços prestados pela equipe,  e em homenagem ao Dia do Arquivista, foi realizado em outubro o 2° Ciclo de Palestras da CAD (CPCAD). O evento contou com a participação de entidades externas e internas para discussão sobre gestão documental. Para os servidores da CAD, a atividade ajuda também a dar visibilidade ao setor, como conta Cláudio Rodrigues, arquivista desde 2017: “A importância deste evento vai além da apresentação, serve para dar continuidade aos trabalhos com mais importância por parte da comunidade”.

Em 2018, a CAD realizou o primeiro evento no Auditório A do PAF 1 e apresentaram o mapeamento de todos os arquivos das unidades acadêmicas e administrativas, desde o processo inicial de busca até o armazenamento, da Universidade. Este ano, o Ciclo foi durante os dias 17 e 18 de outubro. Como palestrantes, receberam a Coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, Aldemaria Ione dos Santos, além de Adriana Sousa Silva, Cameron Santos Coelho, entre outros convidados. Dentre as atividades realizadas, foi apresentado o serviço de Assessoria Arquivísticas da CAD, debates sobre os avanços informacionais, levando em consideração o papel do arquivista na sociedade e outros temas.

Com o sucesso do CPCAD, a Coordenação já planeja a realização do 3° Ciclo. “A gente acredita que podem ser apresentados os resultados propostos no segundo Ciclo. Resultados da Assessoria Arquivística, comparação dos levantamentos entre 2017 e 2019”, lista Rodrigues alguns pontos para divulgação no próximo evento.

Confira imagens do evento: