ASSUFBA Sindicato comemora 39 anos construindo uma história de lutas e conquistas

EDITORIAL

No dia 1º de dezembro, a ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia) completa 39 anos de fundação de uma entidade que luta em defesa dos servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB.

Durante quase quatro décadas, o Sindicato sempre se pautou pela ética, responsabilidade e compromisso com a categoria, o serviço público e o Brasil. O trabalho sério garantiu aos trabalhadores diversas conquistas ao longo dos anos. Fundada ainda como Associação, em 1980, a ASSUFBA surgiu como um grupo de servidores durante a ditadura militar, que tinha como intuito lutar pelos direitos dos Técnico-Administrativos em Educação da UFBA, antes invisibilizados.

 

Em 1984, a Associação realizou uma grande greve nacional e, através dessa iniciativa, foi elaborado o primeiro plano de cargos e salários da categoria. De lá para cá, o Sindicato cresceu e muitas outras conquistas foram alcançadas, graças ao empenho e união dos trabalhadores.

A nossa história foi construída a muitas mãos. Braços dados com um propósito especial: o fortalecimento da categoria. Não só a ASSUFBA, mas os servidores também estão de parabéns. Por isso, aproveito para convidar todos os associados para a nossa grande festa. Afinal, aniversário é para ser celebrado. E a nossa comemoração será em grande estilo. Na Área Verde do Othon, no dia 15 de dezembro, a partir das 16h. Vamos celebrar quase quatro décadas de feliz existência.

Renato Jorge Pinto

Coordenador Geral da ASSUFBA

 

Os primeiros passos

A ASSUFBA nasceu no dia 1º de dezembro de 1980. O primeiro passo foi dado antes, em 13 de novembro, quando aconteceu assembleia na Faculdade de Direito da UFBA, na Graça, que elegeu uma Comissão Provisória, cujo objetivo era aprofundar o debate com os servidores sobre a entidade que seria criada.

Foi na Faculdade de Direito que, no dia 1º de dezembro, a assembleia da categoria aprovou o primeiro estatuto da entidade e elegeu uma diretoria provisória para iniciar os trabalhos.

Em junho de 1981, foram convocadas eleições para a direção do Sindicato. No entanto, nenhuma chapa se inscreveu. Sendo assim, a diretoria provisória, com alteração de alguns nomes, foi eleita a primeira diretoria da ASSUFBA. O servidor Gilzélio Reis Nascimento (in memoriam) foi o primeiro presidente e ficou pouco mais de um ano à frente da entidade.

A criação da ASSUFBA se consagrou como um momento de extrema importância para os servidores. A história mudou. Os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA se firmaram como uma categoria, atuante, organizada e respeita pela sociedade.

Mas, apesar da conquista. Foi difícil começar do zero. Os primeiros anos não foram fáceis. Não havia sede e faltavam recursos. No entanto, sobrava vontade de fazer dar certo. Todo o trabalho era realizado por voluntários. Nada disso foi capaz de desanimar os servidores, que desde então fizeram manifestações alegres, criativas e assertivas.

A greve de 1984, por exemplo, ficou marcada na história. Os servidores estavam sem salários, cortados pelo governo federal. Diante das dificuldades, negociaram com a rede de supermercados Paes Mendonça um bônus que resultou em um convênio de oito anos. A população também entrou na corrente de solidariedade e forneceu alimentos para a cesta básica que a ASSUFBA distribuiu aos grevistas.

 

Principais lutas

Ao longo dos 39 anos, diversas pedras apareceram no caminho da ASSUFBA. Apesar das dificuldades, muitas vitórias foram alcançadas. Lá atrás, depois de muito trabalho e coragem, o Sindicato lutou e conseguiu tirar os Técnico-Administrativos em Educação da invisibilidade. A categoria conquistou voz e voto nos Conselhos Superiores, direito de voto na consulta para escolha da Reitoria e Diretoria das unidades das universidades, sem falar no PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).

Também integram a lista de conquistas a carta sindical, Turnos Contínuos, correção da parcela da Hora Extra Incorporada e importantes vitórias judiciais, a exemplo do início do pagamento dos processos dos 28.86% e 3.17%, isonomia salarial, saque do FGTS e luta contra a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Com o passar dos anos, o Sindicato alçou novos voos e expandiu, ampliando a base com o fortalecimento da atuação política, além da UFBA, na UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB.

Outro avanço que fica cravado na história da ASSUFBA é a aquisição da sede própria. A casa dos servidores. Um local que verdadeiramente o associado pode chamar de seu, palco de importantes debates e construção o enfrentamento. Diante da conjuntura, a unidade, o diálogo e o espírito de luta devem ser reverberados, já que os desafios são muitos.

Luta contra o Future-se, as reformas da Previdência, Administrativa e Sindical, por melhores condições de trabalho e salário. Tudo isso requerer união.

Por um Brasil melhor

A ASSUFBA sempre esteve à frente das principais lutas em defesa não só das questões coorporativas, mas pelo Estado democrático de direito, por um Brasil sem injustiças sociais, mais solidário e menos desigual.

Durante os 39 anos, o Sindicato protagonizou momentos importantes na história do país, a exemplo da luta contra a ditadura militar, pelas Diretas Já, contra a corrupção e o impeachment do então presidente Fernando Collor, pela eleição de Lula, primeiro presidente oriundo do movimento sindical e contra o golpe político-jurídico-midiático de 2016.