ASSUFBA apoia a campanha ‘Abril Verde’ em defesa da saúde e segurança no trabalho

A ASSUFBA apoia a campanha Abril Verde, cuja intenção é conscientizar a  população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de prevenção de acidentes de trabalho. 

Além do Dia Mundial da Saúde ser comemorado em 7 de abril, a data 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Na ocasião, um acidente levou à morte 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, foi promulgada a Lei 11.121, em maio de 2005, que criou, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Segundo o estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil ocupa o quarto lugar em relação ao número de mortes em função dos acidentes de trabalho, com 2.503 óbitos. O país fica atrás apenas da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

Infelizmente, no Brasil, há uma precarização das condições de trabalho. Muitas empresas não respeitam as normas de saúde e segurança, o que resulta em inúmeros acidentes de trabalho, que em alguns casos faz vítimas fatais. É preciso mudar esta realidade.