ASSUFBA apoia Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

A ASSUFBA Sindicato adere à campanha Outubro Rosa, que apoia e estimula a prevenção do câncer de mama.  O objetivo é estimular a população a participar do controle da doença. Neste período, é proporcionado maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

No Brasil, por ano, são diagnosticados mais de 50 mil casos de câncer de mama. A luta pela prevenção da doença se dá porque a maioria dos casos têm bons prognósticos quando descobertos em estágios iniciais, quando as lesões são menores que 2 centímetros.

Na conjuntura de ataque e desmonte ao Sistema Único de Saúde é importante lembrar que o tratamento para o câncer de mama ainda é oferecido pelo SUS.

Alguns sintomas relacionados ao câncer de mana são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas.

Os sintomas descritos são indicadores que podem ou não significar a doença. A procura de um médico para realização de saúde preventiva é fundamental no combate ao câncer de mama. Se previna!