ASSUFBA apóia documentário em Salvador sobre vida do guerrilheiro Carlos Marighella

Com a presença da neta de Carlos Marighella, Maria Marighella, do historiador Muniz Ferreira, da deputada federal, Alice Portugal e do integrante da ALN (Ação Libertadora Nacional), o ex- guerrilheiro Carlos Fayal, foi lançado na sala de Cinema da UFBA, no Canela, na segunda(5), com apoio da ASSUFBA Sindicato, o documentário do cineasta argentino Carlos Pronzato,sobre a vida e luta armada, no período da ditadura militar, do militante baiano Carlos Marighella.

Foto: Américo Barros

“Quem Samba fica, quem não samba vai embora”, presta uma homenagem ao ex-deputado pelo partido comunista, em 1946, em 1h30 de documentário, com depoimentos de historiadores, militantes que conviveram com Marighella, políticos, entre outros. O filme é uma homenagem ao comunista pelo centenário de seu nascimento, que se vivo estivesse, faria 100 anos no dia 5 de dezembro.

“A história de luta de Marighella tinha que ser resgatada pelo país. É um reconhecimento a determinação desse militante que não teve tempo de ter medo. Por este motivo, a ASSUFBA apoiou o documentário do cineasta argentino, Carlo Pronzato, que num trabalho emocionante sensibilizou a todos nós”, enfatizou o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto.

Para a neta do comunista, Maria Marighella, presente na exibição do documentário, a família recebe com muita alegria todas as homenagens que foram ofertadas. “Esse resgaste a memória de Marighella nos sensibiliza”.

A deputada federal Alice Portugal ressaltou a importância da homenagem a um ícone da luta armada. “Um revolucionário que merece todas as honras”.

Debate

Presentes à exibição, o historiador Muniz Ferreira, e Carlos Fayal, ex-integrante da ALN, no mesmo período que Marighella, que participaram do filme com importantes relatos sobre o militante. Após a apresentação do documentário, a ASSUFBA Sindicato promoveu um debate, juntamente com o cineasta, aprofundando sobre a trajetória de Marighella.

06/12/2011
Ascom ASSUFBA SINDICATO