ASSUFBA apoia e afirma a importância do Setembro Amarelo

Em decorrência do movimento mundial Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu.

A ASSUFBA apoia a campanha conduzida pela Upjohn, uma divisão farmacêutica focada em doenças crônicas não transmissíveis, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e participação do Centro de Valorização à Vida (CVV).

Ainda sendo um tabu entre os brasileiros, a depressão é um dos principais causadores do suicídio e o primeiro erro sobre o tema é não falar sobre ele. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que entre pessoas de 24 a 35 anos, 63% teriam vergonha de revelar seu diagnostico aos seus familiares.

A pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental”, foi realizada com cerca de 2 mil brasileiros a partir dos 13 anos de idade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.

Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior percentual de depressão da América Latina, com 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros.