ASSUFBA apoia o Outubro Rosa. É hora de prevenir o câncer de mama

Celebrada anualmente desde os anos 90, a campanha Outubro Rosa tem por objetivo compartilhar informações e realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ASSUFBA apoia a mobilização e chama atenção para a necessidade do cuidado. Se detectada a doença em fases iniciais, as chances de tratamento e cura são maiores. 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no país, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse índice é de 29%. 

Vale lembrar que o câncer de mama tem tratamento e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com especialistas, a doença não tem apenas uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco. Segundo as estatísticas, quatro em cada cinco casos ocorrem depois dos 50 anos de idade.

A recomendação dos médicos é que seja feita a identificação da doença em estágios iniciais através das estratégias de detecção precoce. Um dos exemplos é a mamografia bienal para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

O diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos; profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos; e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.