ASSUFBA apresenta proposta preliminar das condições no ambiente de trabalho para discussão da proposta de semestre regular feita pela UFBA
Tendo em vista a proposta de semestre regular feita pela UFBA a ser discutida no Conselho Universitário, a ASSUFBA Sindicato apresenta um conjunto de propostas para o levantamento das condições no ambiente trabalho nas Unidades/Órgãos para que tenhamos a garantia que os trabalhadores que estarão envolvidos no semestre regular não tenham uma exposição desnecessária, já que o número de contaminação por Covid-19 tem aumentado no Brasil e, em especial, na Bahia. Essa é uma proposta preliminar, que será apresentada à Reitoria da UFBA.
PROPOSTAS:
- Vistoria dos prédios pela equipe de Saúde Ocupacional do SMURB para definir a adequação das condições sanitárias (condições de ventilação natural, presença de pias para higienização de mãos, razão área/ocupantes/setor);
- Apresentação de planos de funcionamento racional com descrição de fluxos de trabalho por setor em cada unidade;
- Centralização dos dados de adoecimento por Covid-19 de todos os membros da comunidade universitária para controle adequado dos prováveis fluxos e reflexos da pandemia;
- Testagem prévia dos trabalhadores;
- Uso do controle manual de frequência por setor nas unidades;
- Trabalho em sistema de rodízio respeitando a razão área/ocupante que permita o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias, num sistema 10 – 5 ( trabalha presencial cinco dias/ teletrabalho 10 dias) ou sistema que produza efeito semelhante sobre o risco de transmissão da Covid-19;
- Manutenção do afastamento de pessoas dos grupos vulneráveis (com 60 anos ou mais, portadores das patologias de base, descritas nos documentos da OMS, ANS e IN 28, que coabitem com pessoas vulneráveis e pais de crianças em idade escolar, ou designação de teletrabalho ou home office, quando possível;
- Para o processo de retorno da pandemia, a UFBA deve estudar formas de adequar os horários, visando não impactar o fluxo de transporte coletivo e dessa forma reduzir aglomerações (no caso de trabalhadores que utilizam transporte coletivo);
- Levantamento de EPIs já existentes na Instituição que estiverem ociosos;
- Provimento de EPIs adequados a cada atividade para todos os trabalhadores de acordo com o preconizado pelas autoridades sanitárias;
- Cobrança às empresas prestadoras de serviços para garantia de EPIs para os colegas terceirizados;
- Disponibilização de dispenser de álcool gel onde haja objetos e equipamentos e manipulação coletiva (entrada de elevador, próximo à portas, nas bancadas, nos balcões de atendimento, etc);
- Sinalização do solo em áreas de espera para atendimento para garantir o distanciamento físico;
- Sinalização com avisos sobre higienização e distanciamento, uso obrigatório de máscara nas instalações da Instituição;
- Organização de áreas adequadas para a alimentação dos trabalhadores nas Unidades/Orgãos;
- Agendamento de horários de atendimento aos alunos e usuários para evitar aglomeração;
- Trabalhadores RJU que apresentarem sintomas deverão ser imediatamente encaminhados ao Serviço Médico Universitário Rubens Brasil e afastados do trabalho presencial, até o resultado do exame para Covid-19 e na sequencia seguir as orientações preconizadas pelas autoridades sanitárias (protocolos da ANVISA e OMS);
- Otimização das condições de trabalho dos servidores que estão em teletrabalho. Implantar um programa de empréstimo de equipamentos para o teletrabalho (modem de internet, computadores com os programa necessário etc.);
- Discussão da possibilidade de provimento de auxílio indenizatório para os trabalhadores para gastos decorrentes do teletrabalho;
- Reorganização espacial de portarias e instalação de visores em todas os serviços de atendimento;
- Organização de controle de temperatura na entrada das Unidades/Orgãos;
- Criação no SMURB de um núcleo ou comissão de apoio psicossocial, acolhimento e encaminhamento de trabalhadores que apresentarem teste positivo, tiverem contato com colegas com teste positivo e/ou tiverem familiares nessa condição.