ASSUFBA, APUB e DCE realizam Plenária e Ato unificado em defesa da UFBA

A ASSUFBA se junta à APUB e ao DCE e convoca Plenária e Ato Público unificado para a segunda-feira (06/05), a partir das 9h, na Faculdade de Educação da UFBA. O objetivo da atividade é fazer a defesa da Universidade Federal da Bahia e demais instituições da educação pública brasileira, que têm sofrido duros ataques do governo federal. 

O ato foi marcado logo após a declaração absurda e infundada do Ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintrab, de que a UFBA, UnB e UFF tiveram 30% dos recursos bloqueados por não apresentarem desempenho acadêmico esperado e estarem promovendo “balbúrdia”.

Segundo a UFBA, o bloqueio corresponde a 30% da rubrica de funcionamento, dentro da verba de custeio – destinada ao pagamento de despesas ordinárias, como consumo de água, energia e telefone, manutenção de espaços e equipamentos e pagamento de pessoal terceirizado, entre outras.

A justificativa do ministro mostra total desconhecimento da realidade. Acusada de “balbúrdia”, a UFBA é 10ª universidade brasileira no ranking The Higher Education, que avalia 1.250 universidades de 36 países. Vale lembrar que apenas 15 brasileiras estão entre as 1.000 melhores do mundo, e 36 entre as 1.100.

Mesmo que a Universidade Federal da Bahia tivesse queda no desempenho é, no mínimo, estranho que a solução do governo para instituições seja o corte nos investimentos. O que fica claro é a intenção de censurar a liberdade de manifestação e a diversidade, peculiares nas universidades. O governo Bolsonaro, na verdade, quer sucatear as instituições e abrir espaço para a privatização.

De forma lamentável, o governo quer punir a resistência democrática nas universidades. Mas, o Sindicato, junto aos demais atores da comunidade acadêmica, além da sociedade civil reagem de forma organizada. A realidade é que Bolsonaro teme uma educação livre e crítica.