ASSUFBA cobra formalização do teletrabalho na UFBA

Desde o início do ano, a ASSUFBA e os(as) trabalhadores(as) construíram estudos aprofundados sobre o teletrabalho na UFBA. Em maio, criaram um Grupo de Trabalho com o intuito de estabelecer uma Comissão Institucional Paritária, juntamente com a Administração Central da Universidade Federal da Bahia, para ampliar o debate sobre o assunto e estudar a viabilidade da implementação do PGD (Programa de Gestão e Desempenho) estabelecido pela Instrução Normativa 65.

Após a PRODEP emitir Nota Técnica sobre o teletrabalho, a ASSUFBA e a categoria ainda aguardam a formalização da comissão ou Grupo de Trabalho para discutir o assunto. Desde junho a UFBA não se manifesta.

A ASSUFBA precisa debater com a instituição os impactos do teletrabalho, regulamentado pela IN 65/2022, do Ministério da Economia, e pelo Decreto N.11.072/2022, na vida dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação. O PGD tem de ser implantado de forma responsável, observando as especificidades da UFBA.

É importante ressaltar que o Sindicato já realizou diversos debates com a categoria sobre o teletrabalho e participou de audiências com a Reitoria da UFBA. É necessário dar celeridade ao processo e, enfim, formar a comissão ou o GT para aprofundar as discussões. Não há motivo para tanta demora.