ASSUFBA com o Outubro Rosa. Dicas de prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela forte campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa. São discutidas formas de prevenção e identificação da doença.

O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres no mundo inteiro, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo levantamento realizado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil foram registrados em 2014 mais de 57 mil casos da doença.

O autoexame é o método mais conhecido para identificação da doença e posteriormente, em geral, através de exames específicos, com o objetivo da obtenção de um diagnóstico precoce e facilitar o tratamento.

O autoexame identifica a doença, não a previne, mas ajuda na possibilidade de identificação e tratamento antecipado.

Um questão importante para prevenção do câncer de mama é o cuidado constante com a saúde e o bem estar, prestar atenção no corpo e em seus sinais. As alterações corporais ou mesmo das respostas dos sistemas do organismo podem indicar aspectos da saúde em risco.

Aponta-se que a vida saudável é conquistada principalmente através de cuidados com alimentação, mentalidade, práticas de exercícios físicos. Para isso, é preciso ter cuidado com o consumo de alimentos de forma equilibrada e menos industrializada.

Sobre a mentalidade, este é um aspecto importante e muito lembrada em setembro com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. É preciso estar atento porque o adoecimento da mente também adoece o corpo.

A prática de exercícios físicos é importante para a manutenção de uma vida fisicamente ativa, é possível não só adquirir músculos mais fortes no corpo, como também aumentar imunidade.  

Esteja atento aos sinais do seu corpo, se previna, cuide da mente e tenha uma vida mais saudável e preventiva.