ASSUFBA COM VIDA – Roda de Conversa teve ampla presença dos aposentados. Momento foi de sanar dúvidas com a PRODEP

Na tarde desta quinta-feira (29/07), o Sindicato promoveu o ASSUFBA COM VIDA – Roda de Conversa dos Aposentados com a PRODEP. A atividade, que foi transmitida pelo Facebook, foi uma excelente oportunidade para que os servidores pudessem tirar dúvidas com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas.

Jacqueline Samagaia, da Assessoria da PRODEP, apresentou o Projeto Acolher, uma das ações desenvolvidas pela Rede de Proteção Psicossocial da UFBA. De acordo com ela, a iniciativa foi pensada com base na pesquisa realizada sobre as condições atuais de vida e de trabalho dos servidores.

Os aposentados fizeram uma série de questionamentos ao representante da Central de Atendimento da PRODEP, Cláudio Lima. Entre os assuntos mais questionados, estavam a prova de vida, os perigos de golpes em que os aposentados estão suscetíveis, licença prêmio, recibos do plano de saúde, desconto de empréstimo consignado na folha de pagamento, além de abono de permanência e aposentadoria.

A Coordenadora de Aposentados, Dolores de Brito, apresentou algumas dúvidas levantadas através de conversas prévias com os aposentados. As queixas mais frequentes foram entre aqueles que não possuem internet, o que dificulta e exclui muitos aposentados de terem acesso às plataformas do governo, como o SouGov.br, e da comunicação com a PRODEP.

O Coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus, lembrou os aposentados têm encontrado dificuldades no atendimento, sobretudo na pandemia. Cláudio Lima salientou sobre a possibilidade de atendimento especial presencial para os aposentados a partir de setembro, que está sendo estudado pela PRODEP, por causa da grande demanda da categoria.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, agradeceu a presença dos participantes e adiantou a necessidade de ter mais encontros como esses. Ele propôs aos representantes da PRODEP uma reunião para tratar do projeto apresentado na Roda de Conversa e sugeriu a participação do GT de Aposentados como grupo piloto.

Saiba como acessar o Sou.Gov:

➡️https://www.youtube.com/watch?v=jzktfuYqmv0&t=52s

Para mudança de e-mail no Sou.Gov:

➡️https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/

Prova de Vida aposentados e pensionistas:

Pode ser realizada de 2 formas:

– Comparecimento à agência bancária de recebimento dos proventos
– Reconhecimento facial através do aplicativo Sou.Gov

Nos casos em que o servidor/beneficiário de pensão estiver impossibilitado de locomoção deverá ser enviada a documentação abaixo a este endereço eletrônico: catprodep@ufba.br

– Uma foto de rosto (selfie) com documento com a foto ao lado do rosto;
– Uma foto de um documento válido desde que contenha o número do CPF ou que segure juntamente o documento com foto com o documento de CPF;

⚠️ Atenção no momento do envio das fotos!
Fotos que não serão aceitas:
Fotos com óculos escuros ou de grau;
Fotos com outras pessoas;
Fotos com chapéu, gorro ou bonés;
Fotos cortadas, desfocadas ou impróprias.