ASSUFBA comemora Dia do Aposentado em live com justas homenagens

Em homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados, celebrado em 24 de janeiro, a ASSUFBA realizou, na tarde desta segunda-feira (25/01), uma live especial com a participação da deputada federal e ex-coordenadora do Sindicato, Alice Portugal (PCdoB-BA), e do advogado da entidade, Dr. Hugo Leonardo. A Coordenadora de Aposentados, Maria Dolores de Brito, comandou a mesa.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, parabenizou e reconheceu a importância dos aposentados na criação e fortalecimento do Sindicato e na defesa da educação e da Universidade. Também falou sobre a saudade dos encontros presenciais com a categoria.

A deputada federal e servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, exaltou a atuação dos servidores. “É uma luta permanente. O aposentado deixou a Universidade com essa expectativa de direitos, que precisamos consagrar em vida. Os aposentados de hoje ainda são jovens e vigorosos e nós precisamos muito de vocês nas lutas sindicais, para que tudo que o ativo ganhe os aposentados ganhem também”.

A parlamentar aproveitou para lembrar que é preciso unir forças para evitar mais retrocessos para os servidores públicos. “A reforma administrativa do governo Bolsonaro quer nos separar definitivamente”.

Em forma de um bate-papo descontraído, destacando o merecido reconhecimento aos aposentados, a live foi marcada por muitas informações para os associados. O advogado, Dr. Hugo Leonardo, atualizou a categoria sobre o andamento dos processos movidos pela ASSUFBA. Os servidores tiveram a oportunidade de perguntar sobre os 3.17%, 28.86%, os lotes de 30 horas, além do andamento do processo da URP.

A Coordenadora, Maria Dolores de Brito, trouxe diversos questionamentos feitos pelos aposentados, que foram prontamente respondidos pelo advogado, e encerrou a live agradecendo a participação dos convidados e principalmente aos aposentados que, mesmo com as dificuldades tecnológicas, estiveram presentes. Também reforçou o compromisso da entidade com a categoria. “A ASSUFBA vai estar sempre firme e forte nessa luta, em defesa dos aposentados, pensionistas, ativos e das universidades”, concluiu.

O Coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus, participou do Fórum Nordeste de Trabalhadores Aposentados das Universidades Federais, que aconteceu também nesta segunda-feira (25/01), no mesmo horário da live da ASSUFBA. Mesmo assim, fez questão de aparecer rapidamente para saudar e felicitar os aposentados e informar do outro evento.