ASSUFBA completa 38 anos de comprometimento com o serviço público

Trincheira de luta em defesa do serviço público e das universidades federais, a ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia) completa, no dia 1º de dezembro, 38 anos de fundação.

Ao longo de quase quatro décadas, a entidade tem como prioridades o compromisso com a verdade, a ética e a responsabilidade com as demandas da categoria.

Fundada em 1980, ainda como Associação e em uma conjuntura altamente difícil e repressiva de ditadura militar, a ASSUFBA protagonizou grandes batalhas e não se furtou de realizar paralisações e movimentos grevistas, em defesa de salários e por melhorias de trabalhos.

Mesmo recém-fundada, logo no início, a ASSUFBA já deu mostras da seriedade e do compromisso com a categoria. Em 1984, a entidade fez uma memorável greve nacional, que durou 84 dias. Como fruto da movimentação, foi elaborado o primeiro plano de cargos e salários dos Técnico-Administrativos em Educação.

De lá para cá, o Sindicato garantiu grandes conquistas, como a Isonomia Salarial com as Universidades/Fundações, o Regime Jurídico Único do Serviço Público Federal, a jornada de 30 horas – transitado em julgado no Supremo Tribunal Federal, o saque do FGTS e a Carta Sindical.

Hoje, a entidade cresceu e representa os servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e Unilab, desempenhando papel decisivo na busca por melhorias para os trabalhadores.

A mobilização para assegurar avanços para os TAE’s, no entanto, caminha lado a lado com a defesa da universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade. A luta continua, sobretudo, diante da conjuntura que se desenha, ainda mais difícil.