ASSUFBA debate retorno presencial das atividades com a Administração Central da UFBA

Na tarde desta quarta-feira (03/11), a ASSUFBA Sindicato realizou uma resolutiva reunião com a Administração Central da UFBA e a Reitoria, para tratar das principais dúvidas, questionamentos e preocupações dos servidores diante do retorno presencial às atividades. O encontro contou também com a transmissão ao vivo no Facebook, que deu oportunidade àqueles que não conseguiram se inscrever, acompanhar todo o debate e enviar perguntas.

A mesa composta pelos coordenadores do Sindicato, Renato Jorge, Rosângela Santana e Lucimara Cruz, fez a abertura da reunião. O Coordenador Geral, Renato Jorge, saudou os convidados presentes, o Reitor Prof. João Carlos Salles e a pró-reitora, Profª. Denise Vieira.

A Coordenadora de Comunicação, Lucimara Cruz, abriu a discussão trazendo a posição da ASSUFBA sobre o retorno gradual, expondo as preocupações diante da exposição dos servidores e os diálogos necessários entre a universidade, trabalhadores e o Sindicato. O reitor falou sobre a posição da UFBA em retornar, diante da responsabilidade que a universidade tem com a instituição e com a sociedade.

“Nosso serviço é fundamental e a universidade é fundamental (…) não podemos renunciar ao nosso compromisso com a sociedade de estar funcionando como instituição. A previsão é que no dia 12 de novembro sejam retomadas as atividades. Cada unidade deve criar um cronograma para a retomada, listando as condições para esse retorno”, informou o reitor.

Renato informou logo na abertura da mesa, que da mesma forma que foi feito esse debate com a Administração Central, também vai ocorrer um espaço para a discussão com as unidades de ensino.

Um conjunto de perguntas feitas pelos Técnico-Administrativos em Educação foram respondidas pela Reitoria. Entre os principais questionamentos estavam o fornecimento de EPIs, condições da vacinação para o retorno, limpeza do local, opção da continuidade do trabalho remoto, percentual dos trabalhadores vacinados e situação dos trabalhadores acima de 60 anos e com comorbidades. 

A diferença entre o teletrabalho (IN 65) e o trabalho remoto também foi abordada no encontro. A pró-reitora ainda tirou dúvidas sobre os auxílios transporte, insalubridade e a creche da UFBA para os servidores que possuem crianças.

O reitor enfatizou o papel da ASSUFBA nesse processo, considerando o lugar do Sindicato fundamental, não só para proteção e interesse coletivo do trabalhador, mas também para a vida da instituição e defesa da universidade.

Ao final, a pró-reitora informou que vão existir canais de atendimento que tratarão sobre o retorno presencial, além da rede psicossocial e o comitê covid que já faz esse acompanhamento. Renato lembrou que os servidores também podem usar a ASSUFBA como porta-voz de todas as questões que venham a existir diante do retorno presencial.

Quem perdeu a transmissão, pode acompanhar a gravação através do Facebook da ASSUFBA: https://www.facebook.com/assufbasindicato/videos/1238338339986514/