ASSUFBA defende dignidade no registro do ponto eletrônico

– Um grande ato foi realizado pela ASSUFBA Sindicato na manhã da quarta (14), na recepção do Hospital das Clinicas, no Canela. O sindicato recebeu a denúncia de servidores lotados na Unidade quanto a problemas envolvendo o registro do ponto eletrônico. O resultado disso é que filas enormes no começo do dia, à tarde e a noite passaram a fazer parte da rotina dos servidores, ao tentar registrar seu ponto.

O problema é que foram disponibilizados pelo Hospital apenas dois equipamentos para o controle do ponto para um efetivo de mais de 1000 servidores. Outro problema, é que os equipamentos estão apresentando vários defeitos, que impossibilitam muitas vezes o registro do ponto. Detalhe, agora atrasa até o inicio das atividades no hospital, já que longas filas são formadas para executar o registro.

A ASSUFBA esteve na terça (13), no HUPES, para discutir a questão com a diretoria, mas não foi recebida. Mesmo assim, o Sindicato pressionou, até que a diretoria da Unidade resolveu colocar um aviso na portaria suspendendo provisoriamente, até o dia 19 de dezembro, o registro eletrônico, que durante esses dias será feito manualmente. Hoje (14), os representantes do Sindicato ocuparam a portaria e recepção, novamente, com megafone, explicando aos servidores porque resolveram lutar contra a maneira como está sendo aplicado o registro do ponto eletrônico no HUPES.

Indignidade

“Não somos contra o ponto eletrônico, apenas não concordamos da forma indigna como tem sido praticada aqui no Hospital”, ressaltou o coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo César Vaz.

Foto: Américo B. Barros

“Acredito que para estarem apresentando tantos problemas, esses equipamentos estão ultrapassados. Lutamos pela dignidade dos trabalhadores no registro desse ponto”, explica Paulo Vaz.

Depois de uma enorme confusão, com grandes filas a partir das 6h30, quando houve a troca de turnos e vários servidores ainda tentando fazer seu registro, a direção do Hospital mandou retirar os equipamentos.

Questionado quanto ao porque da retirada, o diretor da Unidade, Dr. Hugo Ribeiro explicou que tiraram os equipamentos que apresentaram problemas em decorrência, certamente, da ação de vândalos, o que teria ocasionado os defeitos. “Como temos câmeras instaladas no local vamos verificar isso. Por esse motivo, vamos averiguar o que houve realmente com os mesmos e fazer a substituição para a retomada do ponto eletrônico que é totalmente constitucional”, enfatizou.

Para a auxiliar de Enfermagem, Sandra Souza, tem dias que não dá nem para esperar para efetuar o ponto porque ocasiona atrasos ao inicio do trabalho. “Isso aqui é uma indignidade”.

15/12/2011

Ascom ASSUFBA Sindicato