ASSUFBA denuncia Cortes Orçamentários nas Universidades Federais brasileiras, em protesto unificado e antecipado para o dia 07/06 na Faculdade de Educação da UFBA

 A ASSUFBA Sindicato foi representada pelos coordenadores de Comunicação Antonio Bomfim e Lucimara da Cruz/FASUBRA e marcou presença no Ato denuncia contra o bloqueio de 14,5% das verbas no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior do país, pelo governo federal. A atividade aconteceu na manhã de terça-feira (07/06), na Faculdade de Educação da UFBA e foi organizada pela APUB, ASSUFBA e DCE com a presença da comunidade universitária.

A estudante Bruna Brelaz, Presidenta da UNE, esteve no ato e disse que no dia 09 de junho os estudantes voltam às ruas em defesa da educação e contra as violências do governo Bolsonaro em todo o Brasil. Junto com a UEB, DCE/UFBA e DCE/UNEB, além de docentes – público diretamente afetado pelos ataques e ameaças à Educação Pública – com faixas, cartazes e bandeiras, exigiram o fim dos cortes que representam mais de R$ 26 milhões só na UFBA. Estes recursos deveriam ser investidos em despesas básicas, como água, luz, e assistência estudantil. O que é Inaceitável!

Antonio Bomfim, representante da ASSUFBA Sindicato na atividade, demonstrou sua indignação diante da iniciativa e clamou por mais investimentos nos setores da Educação, Ciência e Tecnologia. “A Plenária Nacional da FASUBRA aprovou o indicativo de que a categoria vote e faça a campanha de Lula presidente, para juntos reconstruirmos o país. Os Técnico-Administrativos exigem respeito! Somos contra a privatização do ensino público e da saúde pública.”

Lucimara da Cruz, pela FASUBRA, disse que, o corte de verbas nas IFES e para a Ciência e Tecnologia acumulam uma perda de R$ 83,8 bilhões, desde 2015. Para além do descaso com o setor, ainda há iniciativas que prejudicam e ameaçam o desenvolvimento das universidades públicas, como, por exemplo, a PEC 206/2019, que permite a cobrança de mensalidades nas universidades e a revisão da Lei de Cotas, com ênfase na tentativa de retirar o critério étnico-racial. Um absurdo!

O protesto, que foi realizado e organizado em conjunto pela APUB, ASSUFBA e DCE/UFBA, contou também com a presença de políticos como o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) ex-aluno de Direito/UCSAL; Kleber Rosa, pré-candidato a governador da Bahia pelo PSOL, ex-aluno de Ciências Sociais/FFCH/UFBA; e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) ex-aluna de Pedagogia/FACED/UFBA, coletivamente comprometidos com a educação do Brasil. Ao final do ato os presentes gritaram bem alto: Fora Bolsonaro! O servidor unido jamais será vencido!

Veja as fotos: